22.5 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Trupe Estrela apresenta o espetáculo Bater Laje

Em algum tempo e espaço, algumas pessoas são convocadas pelo grande Sol Rá,  com a missão de construir uma casa-nave, dando forma aos sonhos e sentido ao ato comunitário de erguer novos espaços e realidades possíveis. Para isso, cada uma traz consigo aquilo que considera essencial, contribuindo de modo singular para a construção de um lugar que carrega o destino de uma nova história.

“Bater a laje no céu da boca dos nossos sonhos” — frase da poeta e ativista Nívea Sabino — foi o ponto de partida que instigou o Núcleo Negro de Teatro da Trupe Estrela na criação coletiva do novo espetáculo do grupo: “Bater Laje”.

A ação de bater laje nas comunidades periféricas é um movimento de mutirão e união entre amigos, famílias e vizinhos, em um trabalho regado a bebidas, churrasco e muita alegria,  que se transforma numa grande festa.

Bater Laje, espetáculo da Trupe Estrela, com dramaturgia coletiva do grupo, tem como proposta artística investigar e revisitar memórias e sonhos felizes dos atuantes,  personagens que se parecem com tantos outros das nossas periferias, pessoas que vivem em comunidade e se ajudam mutuamente nas demandas da vida. Esses personagens comuns se reúnem num mutirão para construir uma laje que, em algum momento, se assemelha a uma nave espacial  num conceito afrofuturista, com referências ao músico de jazz norte-americano Sun Rá, que, no espetáculo, é chamado de Sol Rá, uma energia cósmica acessada por um dos personagens.

A ideia da construção da laje/nave, segundo a diretora e dramaturga do espetáculo, Michelle Sá, é explorar o imaginário da “nave-casa”, do “barraco que vai voar”. Em algum momento, essa construção espalha a memória das pessoas por uma energia cósmica ancestral, que se perpetua no espaço através da musicalidade,  sons espaciais interpretados por duas musicistas, Júlia Deodora que assina a direção musical e realização da trilha com a musicista Cissa do Cavaco. As manifestações culturais negras como o samba e o vissungo estão presentes também nos cantos entoados pelos atuantes, que cantam e tocam instrumentos ao longo do espetáculo.

A história contada pela Trupe Estrela apresenta ao público personagens presentes em muitas comunidades periféricas: a mestra de obras ( Lelê Cirino) ,  o servente malandro (Ndpcon) , o cozinheiro (Matheus Gepeto), o churrasqueiro ( Luscas Gonçalves de), a criança (Carol Mezanto),  o velho senhor  ( André de Paula) que sempre aparece como uma referência para os mais jovens.

A Trupe Estrela é um grupo de teatro surgido em 2013 no Espaço Comum Luiz Estrela, em Belo Horizonte. Com uma trajetória marcada pela criação coletiva e pela ocupação de espaços públicos, seus espetáculos abordam temas sociais como luta por moradia, populações marginalizadas e críticas ao agronegócio. Entre suas criações estão Estrela ou Escombros da Babilônia, Assembleia Comum, Visita Guiada, A Coisa, Babylon Cabaret e Cabaré Fitness. O grupo também atua com performances, intercâmbios e projetos multimídia, como o podcast Becos Sonoros. Já se apresentou em festivais como o FIT-BH, Mostra de Direitos Humanos (ZAP 18)  e a Virada Sustentável de BH.

SERVIÇO:

 LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS:

– 1° apresentação –  Praça Cardeal Arco Verde no Bairro Nova Cintra – 26/07 – 116h

– 2° apresentação – Residencial Esplêndido no Bairro Jardim Vitória – 27/07 – 16h

Classificação indicativa: Livre

Duração: 90 minutos

Acessibilidade: Libras

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui