Sir James Paul McCartney é um cantor, compositor, multi-instrumentista, empresário, produtor musical, cinematográfico e ativista dos direitos dos animais britânico. McCartney alcançou fama mundial como membro da banda de rock britânica The Beatles, com John Lennon, George Harrison e Ringo Starr.
Paul McCartney já está no Brasil para apresentar sua turnê “Got Back” em cinco capitais, incluindo Belo Horizonte, na Arena MRV. Na sua primeira excursão após a pandemia de Covid-19, o astro inglês apresenta um setlist variado em que revisita toda a carreira, em cerca de três horas de espetáculo.
Na turnê que traz ao Brasil e que começou nessa terça-feira (28) com show-surpresa para cerca de 500 pessoas no Clube do Choro, em Brasília, McCartney apresenta músicas da carreira solo, dos Wings, banda que liderou nos anos 1970, e principalmente dos Beatles. Assistir a um show intimista de Paul McCartney em um ambiente que muito lembrava a Cavern Club – onde foram feitas as primeiras apresentações dos Beatles, ainda nos anos 60, em Liverpool. Paul e alguns poucos integrantes que o acompanham na turnê Got Back pelo Brasil tocaram, no também lendário Clube do Choro, em Brasília.
O show foi um presente surpresa dado à população do Distrito Federal. Um primeiro lote foi vendido a R$ 200 pela empresa promotora. Outras poucas dezenas foram distribuídas gratuitamente a alguns sortudos que foram ao local apenas movidos pela esperança de ver aquele que, para muitos, foi o mais histórico de todos os shows já realizados na capital federal.
“Histórico e inesperado”, complementa Ellen Pozzebom. As sandálias havaianas que a servidora pública tinha nos pés serviam de prova do quão imprevisível foi o presente recebido. “Eu estava no salão quando soube dessa apresentação. Resolvi vir, em um rolê completamente aleatório, e acabei sendo presenteada com um show intimista do Paul. E de graça! Foi a maior sorte de toda a minha vida”, comemorava ela ao deixar o Clube do Choro.
Músicas dos Beatles no show de Paul McCartney
A maior parte dos clássicos do show mais recente de McCartney pertence aos Beatles: são 24 das 39 canções do show.
Toda a trajetória dos Fab Four está presente no show, desde “Love Me Do”, que lançou a banda de Liverpool para o mundo, até a trinca formada por “Golden Slumbers”, “Carry That Weight” e “The End”, últimas gravações dos Beatles em disco e que encerram a apresentação.
Também vão estar presentes sucessos dos Beatles como “Blackbird”, “Get Back”, “Let It Be” e “Hey Jude”.
Durante o show, Paul McCartney faz ainda uma homenagem aos dois Beatles já falecidos. Ele canta “Something”, um dos maiores sucessos do guitarrista George Harrison, e “I’ve Got a Feeling”, em que faz um dueto virtual com John Lennon.
No show da turnê “Got Back”, McCartney repassa ainda alguns dos sucessos da sua carreira pós-Beatles. O músico apresenta oito canções dos Wings, banda que formou nos anos 1970 ao lado da ex-mulher Linda McCartney, e sete da sua carreira solo.
Estão presentes nas apresentações clássicos como “Maybe I’m Amazed”, “Jet”, “Band on the Run”, “Let Me Roll It” e “Here Today”, que fez em homenagem a John Lennon
A “Got Back Tour” tem duas versões do setlist, com pequenas alterações entre um e outro. Nas cidades em que o Beatle tem apenas um show marcado, a “versão 1” do setlist tem sido a escolhida.