22.7 C
Belo Horizonte
sáb, 17 janeiro 26

Trem Tan Tan é atração confirmada no Sarau da Primavera Betim

Trem Tan Tan, referência na articulação entre arte e saúde mental, inicia uma nova temporada de apresentações em setembro. A estreia será no dia 19, dentro da programação do Sarau da Primavera, que vai acontecer no CAPS Betim (rua do Rosário, 1.457, Angola), a partir das 15h. A entrada é gratuita, e a intervenção artística é aberta à comunidade. Neste semestre, o coletivo musical passará ainda por Contagem e BH.

Com 24 anos de trajetória, o Trem Tan Tan é formado por artistas com experiência em sofrimento psíquico e tornou-se um marco da luta antimanicomial no Brasil. O grupo tem quatro registros fonográficos e já se apresentou em palcos como Itaú Cultural (SP), Festival da Loucura de Barbacena e Conferência da ONU Rio+20, sempre levando adiante um repertório autoral que une irreverência, poesia e crítica social.

O show em Betim terá como base o álbum mais recente do coletivo, “Trem Negreiro” (2023), além de composições dos trabalhos anteriores. O repertório foi pensado para dialogar com usuários e trabalhadores da rede pública de saúde, trazendo músicas reflexivas, bem-humoradas e também politizadas. “Levar o nosso trabalho para outras cidades e, especialmente, para os serviços de saúde mental, é de extrema relevância. A gente valoriza esses dispositivos e leva alegria e incentivo a pessoas que merecem respeito e cuidado. Possibilitamos o acesso a um público muitas vezes excluído da vida cultural, sendo referência de arte e inclusão para artistas, gestores e para quem vive o sofrimento mental”, afirma o diretor artístico Babilak Bah.

Primeira parada do Trem Tan Tan, assim como a primeira vez do grupo em Betim, o Sarau da Primavera, desde 2012, tem como eixos a diversidade de linguagens, acessibilidade, inclusão, redução de danos e educação permanente. O evento é desenvolvido por trabalhadores do SUS Betim e conta com o apoio de profissionais do SUAS, da Educação, da Defesa Social, da Cultura e de profissionais liberais, além da sociedade civil.

Para quem ainda não conhece o som do Trem Tan Tan, formado por Marcos Evando, Rogéria Ferreira, Reginaldo José, Luciene Mangabeira, Luciana Rodrigues e Babilak Bah, a promessa é a de uma apresentação contagiante. “É uma música alegre e irreverente que emociona e envolve. Convido todos a viverem uma experiência sonora e sensorial impactante. Embarque nesse trem, que é a locomotiva sonora mais interessante da Terra. Vai ser inesquecível”, garante Babilak, que é músico, compositor e escritor.

Recentemente, o  Trem Tan Tan foi reconhecido como de Relevante Interesse Cultural para Minas Gerais por meio de um Projeto de Lei. “Esse reconhecimento coroa duas décadas de trabalho realizado com empenho e dedicação. Dá visibilidade à saúde mental na cultura, diminui preconceitos e nos dá gás para continuar”, ressalta Babilak Bah.

O show em Betim, assim como os que vão acontecer em Contagem (26/09) e Belo Horizonte (02/10), faz parte da circulação viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Edital 10/2024.

Trem Tan Tan – Sarau da Primavera (Betim)

19/09 (sexta-feira) – 15h

CAPS Betim (rua do Rosário, 1.457, Angola)

Entrada gratuita

FOTO PAULO TI/DIVULGAÇÃO

TREM TAN TAN.  O Trem Tan Tan surgiu nas oficinas do Centro de Convivência Venda Nova, um dispositivo da Política de Saúde Mental de BH, e tem como proposta a inserção social, o resgate da cidadania do cidadão com sofrimento psíquico e o tratamento em liberdade. Primeiro grupo vinculado à saúde mental em BH a ter um registro fonográfico, o coletivo conta com quatro registros autorais: o disco de estreia “Trem Tan Tan” (2002), o álbum “Sambabilolado” (2008), o disco “Outros Tan Tan” (2015) e o recém-lançado “Trem Negreiro” (2023).

Em 2025, o coletivo, que tem o nome de Trem Tan Tan em referência aos trens que levavam os ditos “loucos” para o manicômio de Barbacena, foi reconhecido como de Relevante Interesse Cultural para Minas Gerais por meio de um Projeto de Lei. “Esse reconhecimento serve para dar fôlego e energia ao nosso trabalho. Ele serve como um gás-retirar. Acreditamos que esse reconhecimento contribuirá para chamar atenção da sociedade que, em geral, desconhece iniciativas no campo da música e saúde mental. Esperamos que este título possa estimular outras iniciativas espalhadas pelo país e favoreça a chegada de apoiadores, patrocinadores e pessoas simpáticas à nossa causa”, completa o diretor artístico.

O Trem Tan Tan também é certificado como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e também como Ponto de Memória pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Mostra de Cinema de Tiradentes 2026: veja a programação

A cidade histórica de Tiradentes volta a ser a...

Buritis Folia anuncia sua programação para o carnaval 2026

O carnaval de Belo Horizonte atrai cada vez mais...

Fagner traz nova turnê ao Palácio das Artes em março

Belo Horizonte recebe em março um dos maiores nomes...

Mineiros brilham na Orquestra Jovem Sesc Brasil em 2026

Os jovens mineiros Lucas Afonso Silva, 15 anos, e...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui