14.1 C
Belo Horizonte
qui, 10 julho 25

Projeto Santa Leitura é reconhecido como bem cultural

O mês de junho de 2025 marca uma celebração para o projeto Santa Leitura – Uma Biblioteca a Céu Aberto. Além de comemorar 15 anos de atuação voluntária e contínua em prol da democratização do acesso à leitura, o projeto acaba de ser reconhecido oficialmente como bem de relevante interesse cultural do Estado de Minas Gerais, por meio da Lei nº 25.280, de autoria da deputada Leninha, sancionada em 3 de junho de 2025.

Criado pela artista plástica, teóloga e escritora infantil, Estella Cruzmel, em junho de 2010, no bairro Ipiranga, o Santa Leitura se consolidou como uma iniciativa sem fins lucrativos externa para a promoção do livro e leitura da leitura em espaços públicos. A ação ocorre de forma gratuita em praças, ruas e bairros periféricos, com o objetivo de aproximar crianças e adultos da literatura e ajudar a reduzir distâncias sociais por meio da educação e da cultura.

A nova legislação estadual aprovou o projeto como uma expressão cultural representativa da diversidade social mineira, destacando seu papel na formação da identidade, da memória e da cidadania.

Programação especial de aniversário

Em comemoração aos 15 anos de existência, o Santa Leitura realiza uma programação especial ao longo do mês de junho:

• Dia 22/06/2025 (domingo) – A partir das 10h, o projeto estará na Rua Mármore, 470, em frente à Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, BH, em uma animada roda de leitura e poesia infantil.

• Dia 28/06/2025 (sábado) – O encerramento das comemorações acontecerá na Biblioteca Infantil Santa Leitura, localizada no bairro Castanheiras, em Sabará (MG), onde o projeto mantém atividades regulares em parceria com as Obras Sociais São Gabriel. Cerca de 40 crianças participam semanalmente de workshops, contato de histórias, pintura e produção textual.

Um projeto que atravessa fronteiras

O Santa Leitura também realiza uma edição anual nos Estados Unidos, na Carolina do Sul, e tem planos ambiciosos para o futuro: até o fim de 2025, pretende inaugurar o espaço “Santa Leitura, Café e Arte”, voltado para o público da terceira idade, com o intuito de mostrar que a leitura pode ser uma excelente companhia em qualquer fase da vida.

Sobre a idealizadora

Estella Cruzmel, idealizadora do projeto, é artista plástica, pós-graduada em educação infantil e autora de quatro livros de literatura infantil. À frente da Santa Leitura, ela vem construindo, com dedicação e amor, um caminho mais literário e inclusivo para as novas gerações.

Serviço: Santa Leitura – Uma Biblioteca a Céu Aberto

Data: 22 de junho de 2025

Horário: 10h

Local: Rua Mármore, 470 – em frente à Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, Belo Horizonte

Encerramento: 28 de junho, na Biblioteca Santa Leitura – Castanheiras, Sabará

Entrada gratuita

Contatos:

– Instagram: Santa Leitura.Estella Cruzmel

– ⁠Facebook: Santa Leitura: Uma Biblioteca a Céu Aberto

– E-mail: [email protected]

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Más condições de trabalho afastam candidatos de vagas abertas

Mesmo com alta demanda em setores operacionais, insalubridade, baixos...

Dipanas Blues 2025: O maior festival de blues do Brasil está de volta

Grandes nomes da música, diversidade cultural e impacto social...

Bruna Louise em BH com novo show de 10 a 13 de julho

Bruna Louise, um dos maiores nomes do humor nacional...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui