20.4 C
Belo Horizonte
seg, 09 setembro 24

Projeto cultural infantil encanta crianças em hospital de BH

Há 17 anos, o programa AstraZeneca Viva a Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela AstraZeneca, idealizado pelo Instituto Dançar, encanta crianças hospitalizadas em luta contra o câncer, seus familiares e equipes médicas em hospitais de todo o Brasil. Neste ano, de 19 a 23 de agosto, o programa inicia sua primeira etapa em Belo Horizonte (MG), no Hospital João XXIII, localizado no centro da capital.

Nos últimos anos, o AstraZeneca Viva a Cultura! se consolidou com uma importante plataforma cultural em hospitais, tendo passado pelas 5 regiões do Brasil e realizado mais de 508 oficinas, 320 programações musicais nos leitos e 143 apresentações teatrais em 83 etapas e 16 edições, impactando e transformando a vida de milhares de crianças.

“Para nós, apoiar pelo 17° ano um projeto como este, é contribuir com a melhora na qualidade de vida destas crianças.  As atividades estimulam os pacientes, elevando a autoestima e contribuindo no tratamento. O projeto, de forma lúdica, interativa e criativa, levará mais diversão e entretenimento às crianças em tratamento de saúde”, enfatiza Jorge Mazzei, Diretor Executivo de Relações Corporativas da AstraZeneca Brasil.

Em cada temporada um tema central é desenvolvido para guiar as atividades e, em 2024, as crianças poderão aprender mais sobre como mergulhar nas infinitas possibilidades que as cores têm na nossa vida, com a temática Cores que curam, amor que transforma. O ursinho Astro, já conhecido mascote da iniciativa, junto aos demais profissionais do Instituto Dançar, levarão às crianças atividades presenciais com oficinas diversas, apresentações de teatro, música e brincadeiras culturais.

Entre as atividades propostas pelo AstraZeneca Viva a Cultura! em 2024, em cinco grandes capitais brasileiras, estão:

Oficina de Origami: As crianças aprenderão os conceitos básicos do origami por meio de exercícios práticos com papel. O objetivo é desenvolver a percepção sobre as formas e cores.

Oficina de Instrumento Musical Reciclável: Os jovens pacientes construirão seus próprios instrumentos musicais a partir de materiais caseiros e recicláveis, explorando diferentes maneiras de criar sons e ritmos de forma personalizada e autoral.

Oficina de Musicalização: Pela primeira vez no projeto, terá uma oficina que desperta a sensibilidade dos pequenos, ajudando no desenvolvimento do cérebro, corpo e emoções. As crianças poderão interagir com instrumentos e descobrir seus sons, tudo de forma descontraída e divertida.

Oficina de Stencil em Tela: Explora a técnica de estampar desenhos passando tinta através de um stencil. A atividade incentiva a experimentar a técnica e soltar a criatividade.

Oficina dos Bichos: Nesta oficina as crianças irão criar e personalizar diferentes tipos de animais, usando somente materiais recicláveis.

Oficina de Máscaras: Baseada em narrativas folclóricas da cultura brasileira, esta oficina permite aos pacientes que criem seus próprios personagens e levem as máscaras para casa.

Teatro: As crianças assistirão a um espetáculo teatral que combina diversão e cultura em perfeita harmonia. Serão três apresentações com grupos profissionais.

Cia e Música: Dentre as atividades que mais fazem sucesso, a música nos leitos emociona e contagia, os músicos levam seu show para alegrar os pequenos que estão impossibilitados de sair de seus quartos. E, claro, o mascote Astro acompanha todo o percurso! Afinal, música e alegria são remédios poderosos para a alma.

Sobre a AstraZeneca

AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição nas seguintes linhas terapêuticas: gastrointestinal, cardiovascular, neurológica, respiratória e inflamatória, oncológica e doenças infecciosas. A AstraZeneca opera em mais de 100 países, seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo.

Para mais informações, visite o site e siga a empresa no Instagram @astrazenecabr.

Sobre o Instituto Dançar

As atividades do Instituto Dançar se iniciaram em 2003, a partir do anseio do grupo Dançar Marketing de atuar em prol dos interesses da comunidade. Inicialmente sob o nome de Dançar Comunidade, em 2008 a organização social passou a se chamar Instituto Dançar, atuando em compromisso com o desenvolvimento social, a democratização da cultura e a acessibilidade.

Ao longo de sua trajetória, o Instituto Dançar promoveu mais de 400 eventos gratuitos, atendendo cerca de 500.000 mil crianças e adolescentes em iniciativas sociais, além do público geral, em projetos concebidos sob medida para empresas como AstraZeneca, Droga Raia, Grupo Ultra, Nestlé, Samsung, Visa, entre outras.

Enxergando as artes e o entretenimento como poderosas ferramentas de transformação da sociedade, o Instituto Dançar também passou a prestar consultorias e fazer a gestão de programações culturais para empresas interessadas em beneficiar as comunidades onde atuam. Seus principais clientes de consultoria socioculturais e políticas de patrocínios incluem marcas como Ambev, Deloitte, IBM, Libbs Farmacêutica, Roche, Vale e Volkswagen.

Sobre o Hospital João XXIII

Referência no tratamento de vítimas de politraumas, grandes queimaduras e intoxicações, o Hospital João XXIII (HJXXIII) integra o Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A unidade tem 51 anos de existência e é um dos maiores prontos-socorros do país, que salva vidas todos os dias.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar altamente especializada, reconhecida pelo cuidado humanizado e individualizado com o paciente.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

PLUMA é atração confirmada no Lollapalooza 2025

A banda paulistana PLUMA é atração confirmada na próxima edição do Lollapalooza...

Zudizilla é atração confirmada no Lollapalooza 2025

O rapper gaúcho Zudizilla é atração confirmada na próxima edição do Lollapalooza...

Resorts da Vila Galé têm programação para o Dia das Crianças

Neste Dia das Crianças, os resorts da Vila Galé...

Mano Down comemora 13 anos com show de pagode

Instituição social que atende mais de 1,1 mil famílias,...

Alane Dias será musa do Carnaval da Grande Rio

Do “Rainha das Rainhas” para a Marquês de Sapucaí!...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui