17.5 C
Belo Horizonte
qua, 19 junho 24

Plataforma que promove a produção cultural abre edital

O energia da cultura é uma plataforma digital, gratuita e acessível. Incentivar artistas, grupos e profissionais da cultura também faz parte da pauta. Para tanto, foi criada uma convocatória para edital público, que em sua 1ª edição disponibilizou R$34 mil em premiação para 60 artistas. Aberta para todo o território mineiro, recebeu cerca de 300 inscrições.

Um espaço para preservar a história da cultura mineira na forma de acervo cultural digital, construído diariamente para abrigar as manifestações culturais e artísticas de Minas Gerais.

“Democratizar e descentralizar são palavras-chaves no projeto. Todo o conteúdo compartilhado está disponível gratuitamente e foi organizado com um olhar atento e cuidadoso para promover a cultura, o lazer e a educação”

conta Carina Bismarck, diretora-geral, ao lado de André Hallak. “A ideia do Energia da Cultura surgiu na época da pandemia, como uma plataforma digital para abrigar a produção cultural mineira. Sentíamos falta de um espaço que pudesse reunir um acervo de alta qualidade e relevância, e que apresentasse um panorama da riqueza artística do Estado”, completa André.

Desta vez, serão R$150mil em premiações de até 100 obras audiovisuais autorais. As obras deverão ter duração entre 1 e 15 minutos, e serão selecionadas por uma comissão de curadores nas categorias: artes cênicas, artes visuais, literatura, preservação e valorização do patrimônio imaterial, audiovisual e música. A inscrição pode ser feita no site www.energiadacultura.com.br de 22/06 a 23/07.

Edital 

O edital “Energia da Cultura: iluminando talentos” foi elaborado para selecionar obras audiovisuais em diferentes áreas artísticas produzidas por realizadores residentes em Minas Gerais. Ela faz parte do projeto Cemig – A Energia da Cultura, uma plataforma que surgiu em 2022 com o objetivo de dar visibilidade aos artistas, grupos e coletivos mineiros.

Para se inscrever, é preciso acessar o site www.energiadacultura.com.br a partir do dia 22 de junho até 23 de julho e clicar no banner da convocatória “Energia da Cultura: iluminando talentos” para ser direcionado à página, onde o candidato terá acesso a todas as informações necessárias, como o formulário de inscrição, regulamento, datas importantes e perguntas frequentes.

O edital é aberto para artistas, realizadores, produtores, grupos ou coletivos artísticos, desde que todos os participantes sejam maiores de 18 anos e residentes em Minas Gerais. E também para artistas, realizadores, produtores, grupos ou coletivos artísticos que participaram da 1ª edição, mas não tiveram a obra selecionada.

É permitida a inscrição de até 03 (três) propostas no mesmo nome e serão selecionadas e classificadas 100 obras nas categorias:

  • ARTES CÊNICAS: teatro, dança, circo, performance e congêneres;
  • ARTES VISUAIS: artes plásticas, design, fotografia, artes gráficas, videoarte e congêneres;
  • LITERATURA E PATRIMÔNIO: poesia, contos, lendas; culturas tradicionais, festas populares, práticas de artesanato, cultura alimentar e congêneres.
  • AUDIOVISUAL: curtas-metragens nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental;
  • MÚSICA: videoclipes, apresentações e encontros musicais.

A divulgação do resultado será em até trinta dias após o encerramento das inscrições.

O Energia da Cultura é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e com patrocínio da Cemig, a maior incentivadora da cultura do estado.

Posts Relacionados

Quanto cada partido receberá do Fundo Eleitoral de campanha

Por Gustavo Rianni O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta...

Betim abrirá nova unidade da Mundo Animal Lanchonete Temática

Uma nova unidade da franquia Mundo Animal Lanchonete Temática...

“Paco Pigalle: La Fiesta” chega à sua terceira edição em BH

“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em...

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui