Celebrando 13 anos de ocupação afetiva dos espaços públicos de Belo Horizonte, o Na Pracinha promove no próximo domingo, dia 26 de outubro, o Piquenique Musical, com parceria inédita da Escola da Serra. O evento gratuito convida famílias para um dia de brincadeiras tradicionais musicadas, cortejos de cirandas, roda de música para bebês e um ensaio especial do bloco de carnaval infantil Fera Neném BH, conduzido por Dudu Nicácio.
A parceria com a Escola da Serra reforça o propósito compartilhado de promover uma educação que floresce no encontro entre natureza, arte e comunidade. “Acreditamos que brincar, explorar e conviver em comunidade são partes essenciais do desenvolvimento infantil. Por isso, apoiamos iniciativas como o Na Pracinha, que valorizam a ocupação dos espaços públicos e as vivências coletivas ao ar livre. Apoiar esse projeto é reafirmar nosso compromisso com uma educação conectada à natureza, afetiva e transformadora”, destaca Sofia Junqueira, diretora de Relacionamento da Escola da Serra.
Para Flávia Pellegrini, idealizadora do Na Pracinha, o projeto reafirma o valor do brincar livre, longe das telas e próximo das pessoas. “Nosso intuito é trazer bebês e crianças para celebrar a infância por inteiro. Quando menina, meus quintais eram o alpendre, a rua, a praça, o parque. Não deixei de brincar só porque cresci. Hoje sigo ocupando praças, escutando crianças, sendo mediadora de mundos. O Na Pracinha convida pequenos e grandes a brincar pela cidade, tecendo memórias cheias de alma e afeto, que seguem morando na gente e se espalham por praças afora”, afirma.
Sobre o Na Pracinha
O Na pracinha é um projeto multilinguagens de valorização da cultura das infâncias que atua de forma descentralizada em Belo Horizonte, promovendo experiências culturais, educativas e lúdicas voltadas para crianças e suas famílias. Idealizado e produzido por Flávia Pellegrini, o projeto circula por todas as regionais da cidade, ocupando praças, parques, centros culturais, museus e ruas com ações gratuitas e abertas ao público. Através de uma proposta viva e afetiva desde 2012, o Na pracinha realiza encontros brincantes, piqueniques literários, espetáculos artísticos, oficinas de brinquedos e vivências criativas, resgatando as brincadeiras tradicionais, fortalecendo vínculos comunitários e democratizando o acesso à arte e à cultura. Ao todo, já foram promovidos mais de 100 encontros, reunindo cerca de 50 mil participantes em mais de 25 espaços públicos diferentes. Gratuitos e abertos à comunidade, esses encontros “quintalizam” Belo Horizonte: parques, praças, centros culturais, museus e ruas se transformam em territórios do brincar.
Por meio de experiências que acolhem a infância em sua essência — com tempo, liberdade e escuta —, o Na pracinha contribui para ressignificar as relações entre criança, família e cidade, estimulando o pertencimento, a autonomia e a criatividade. Ao defender uma infância ao ar livre, sem excessos, que brinca na e com a cidade, valorizando a cultura brasileira e reapropriando-se dos espaços coletivos, o projeto deu origem a um movimento pioneiro, inspirando iniciativas semelhantes em outras localidades. As ações do Na pracinha são reconhecidas como exemplo de perenidade, mobilização (de público e da cadeia produtiva da cultura) e democratização do acesso à cidade e à infância.
Ao promover a ocupação sensível dos espaços urbanos, Na pracinha transforma a cidade em um grande quintal coletivo, fortalecendo a memória afetiva, a convivência e os direitos culturais das infâncias.
Sobre a Escola da Serra
A Escola da Serra é uma escola construtivista, da Educação Infantil ao Ensino Médio, que convida crianças e jovens a aprender com autonomia, criatividade e significado. Muito diferente das escolas tradicionais, é uma escola como você nunca viu! — onde o aprendizado acontece de forma viva e conectada com os interesses dos alunos.
- do Ouro, 1900 – Serra
Programação
- 9h30 – Toca Bebê, com Raquel Anastácio
Vivência musical em que os bebês e os adultos cuidadores experimentam em roda melodias, canções, brincadeiras cantadas a partir dos instrumentos musicais e do imaginário. O encontro é permeado de presença e afeto das famílias para com seus bebês ao ar livre, tornando-se uma rica experiência sensorial. - 10h50 – Folia de brincar, com Dudu Nicácio e Bloco Fera Neném BH
Primeiro ensaio geral do grupo em um esquenta fora de época para crianças de todas as idades. Bloco infantil precursor do Carnaval de rua de BH e indicado ao Prêmio da Música Brasileira, criado pelo cantor e compositor Dudu Nicácio.
Das 9h às 11h30:
- Brincadeiras tradicionais e cirandas de roda
Piquenique Musical Na pracinha
Data: 26/10/25, domingo
Horário: 9h às 11h30
Local: Parque Amilcar Viana Martins, rua Cobre, 114, bairro Cruzeiro
Em caso de chuva, o evento será cancelado