19.4 C
Belo Horizonte
qua, 28 janeiro 26

O grande encontro de António Zambujo e Yamandu Costa

Duo luso-brasileiro viaja cinco cidades com o show que celebrou os 200 anos de independência do Brasil, ano passado, em Lisboa

O reencontro em Lisboa despertou nos dois artistas a vontade de trilhar, juntos, um caminho musical. Foi no palco do Teatro Tivoli que nasceu o novo show de Yamandu Costa e António Zambujo. O espetáculo celebrou a amizade entre os povos do Brasil e de Portugal, numa simbiose de ritmos lusófonos, durante as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, em 2022.

O Brasil entrou na rota do novo trabalho, com uma turnê em junho: dia 15, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro; dia 17, no Teatro Vermelhos, em Ilhabela; dia 21, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte; dia 22, no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre; e dias 24 e 25, no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

António Zambujo e Yamandu Costa se conheceram em 2008, durante uma viagem do cantor português ao Brasil. Foi nessa ocasião que eles estrearam a parceria, com uma participação de Yamandu no show de António, no Rio de Janeiro. Desde então, os dois se aproximaram e passaram a conviver. Em 2014, Yamandu e António fizeram sua primeira turnê brasileira juntos, de violão e voz, e estreitaram ainda mais a convivência. Agora, quase dez anos depois, a dupla volta ao Brasil para seis apresentações.

“O concerto é uma extensão do que a gente gosta de ouvir”, conta Yamandu a respeito do repertório, que faz um apanhado de músicas de diferentes épocas e lugares, como o bolero romântico “Profecia” (Antonio Machin), que Yamandu conheceu em uma viagem a Cuba, ou a canção autoral “Prenda Minha”, do violonista com Paulo César Pinheiro. “As canções são tão queridas por nós que, cada vez que a gente toca e repete esse repertório, sentimos uma emoção interna forte, de poder revisitar essas músicas”, finaliza o instrumentista.

O português António Zambujo é um dos maiores artistas, autores e intérpretes contemporâneos da música e da língua portuguesas, e um dos seus mais notáveis embaixadores no mundo. Ao incorporar influências do cancioneiro brasileiro, em particular da bossa nova, derrubou fronteiras, reais e imaginárias, aproximando os dois lados do Atlântico. Com isso, a sua música, primeiro moldada na tradição do Cante Alentejano e do Fado, criou uma personalidade única e inspirou um novo ciclo na música portuguesa.

Aclamado pela crítica, o instrumentista brasileiro Yamandu Costa tem encantado as plateias de todos os lugares para onde leva sua incomum habilidade e sonoridade. Com performances inesquecíveis – solo, acompanhado por outros músicos ou com orquestras –, carrega a marca da música do sul do continente americano, mas transita admiravelmente por diferentes gêneros musicais, formando com seu violão de sete cordas uma rara simbiose.

Yamandu Costa e António Zambujo

Belo Horizonte

Data: 21 de junho (quarta-feira), às 21h

Local: Grande Teatro SESC Palladium

End.: Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro, Belo Horizonte/MG

Ingressos: de R$ 100 a R$ 200

Vendas Online

Vídeo do show em Lisboa pela RTP:

TikTok: https://www.tiktok.com/@yamanducostaoficial

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

BH recebe The Send Brasil 2026, maior mobilização cristã

No próximo 31 de janeiro de 2026, Belo Horizonte...

ONG Contato encerra Outras Florestas no Parque do Bicão

Plantio no Aglomerado Santa Lúcia marca etapa final da...

Reserva Mini apoia Bloco Mini Seres do Mar no Rio

Marca promove ativações lúdicas e ações pensadas para crianças...

Juiz de Fora ganha obra monumental do artista Wes Gama

Juiz de Fora recebe, no dia 31 de janeiro, uma...

Carnaval do Vale do Sol celebra aves com folia sustentável

A 9ª edição do Festival Quatro Estações transforma resíduos...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui