A poucos dias da estreia do Breaking no maior evento multiesportivo do mundo, o principal campeonato global 1×1 da modalidade desembarca em um dos cartões-postais de São Paulo visando à grande final nacional da competição. Neste domingo (4), o Red Bull BC One colocará frente a frente, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, os melhores B-Boys e B-Girls do País que buscam vagas para a etapa mundial, em dezembro, no Rio de Janeiro (RJ). E entre os classificados há dois breakers mineiros, ambos de Uberlândia.
Campeã da seletiva do Rio de Janeiro, a B-Girl Nathana disputa a sua sexta final nacional neste ano. Ela faz parte das equipes ‘We Can Do It BGirls’ e ‘Gangsta Squad’, além de já ter passado por diversos países para competir. Na categoria masculina da mesma classificatória carioca, o B-Boy Rato também chegou ao lugar mais alto do pódio para assegurar uma vaga na fase brasileira. Essa é a quarta vez que ele chega à decisão.
No ano em que completa duas décadas de história, o Red Bull BC One passou por diversas regiões do País em busca dos melhores dançarinos. A última seletiva, também conhecida como City Cypher, acontecerá no dia 3 de agosto, antes da final nacional, na Casa do Hip-Hop de Diadema. De lá, sairão oito participantes (quatro na categoria feminina e quatro na masculina), que se juntam aos classificados em Belém, Fortaleza e Rio de Janeiro (a lista dos finalistas de cada localidade até o momento pode ser acessada aqui). Para aumentar o nível da disputa, seis wildcards (B-Boys e B-Girls convidados) vão integrar a lista final.