21 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Grupo Awurê traz saudação à Zé Pilintra do Rio de Janeiro

Apresentação acontece dia 11 de novembro, mês da Consciência Negra, a partir de 19h, na Arena Ataíde e conta com ingressos a preços populares

Zé Pilintra é uma figura muito aclamada na cultura popular brasileira. Reconhecido como um espírito guia, um Exu, que tem características únicas, geralmente retratado como um malandro, vestido elegantemente com chapéu, terno e uma bengala, e é associado a questões relacionadas ao amor, à sedução e à resolução de problemas pessoais. Sua influência é tão grande que desperta até mesmo o interesse de artistas pela criação de obras que retratem sua lenda.

Na música não é diferente. Um exemplo, é do grupo Awurê, que desembarca em Belo Horizonte no dia 11 de novembro, para um show em saudação a Zé Pilintra, direto da Arena Ataíde, a partir das 19h. A apresentação tem o tema “Salve a Malandragem” e traz toda a riqueza cultural afro-brasileira e muita energia positiva em sintonia com o mês da Consciência Negra.

“Celebramos e exaltamos não apenas a arte, mas também a resiliência e a luta negra. E ninguém melhor do que o Awurê para essa missão. Esse grupo carioca traz consigo as mais genuínas raízes da música popular brasileira, que é diretamente ligada à cultura dos morros onde germinam também a arte negra. É muito bom poder assistir a uma mistura étnica-cultural com notas musicais”, salienta Vitor Gonzaga, diretor da Encruza Produções, empresa responsável pela organização do evento.

Essa é a segunda vez que o grupo Awurê se apresenta na capital mineira. Em sua primeira participação os músicos apresentaram um espetáculo temático com o lema “Um Dia Bom de Viver”. Ainda que desta vez o show seja em cumprimento a uma das figuras mais icônicas para religiões de matrizes africanas, essa sensação de entusiasmo pela vida continua presente.

O repertório vem regado a ritmos brasileiros e sons africanos. Para subir no palco, os músicos preparam canções únicas tendo tambores como catalisadores no processo de criação, pesquisa e desenvolvimento sonoro. Tudo isso para comandar a multidão.

Todo esse envolvimento acontece ainda no mês da Consciência Negra. Portanto, o assume também um papel em celebração a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil e desperta reflexão sobre a história do povo preto no país, promovendo o reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira.

“Isso para nós é identidade. Receber o Awurê é identidade. Queremos, com esse show, resgatar nossas origens, fortalecer nossa base e trazer ainda mais alegria a uma causa tão bonita e necessária. Sintam-se todos convidados”, convida Vitor.

Serviço — Awurê Salve a Malandragem
Data:
 11/11 (sábado)
Horário: a partir das 19h
Local: Arena Ataíde
Endereço: Av. Pedro II, 5102 – Jardim Montanhês, Belo Horizonte
Valor: a partir de R$ 20
Onde comprar: Sympla – https://www.sympla.com.br/evento/awure-salve-a-malandragem/2216363?referrer

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui