O Grande Teatro do Sesc Palladium será palco de dois eventos que celebram a riqueza e o talento da música produzida em Minas Gerais. Nos dias 5 e 6 de dezembro, o público poderá assistir aos shows de encerramento da primeira edição do Encontro da Música Mineira, projeto realizado pelo Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, que busca revelar e reconhecer intérpretes, compositoras e compositores residentes no estado.
Na sexta-feira (5/12), finalistas da modalidade Valorização sobem ao palco, no show A Grande Final, a partir das 20h para apresentar suas interpretações e composições na disputa. Cada artista passará por avaliação de um júri técnico e também do público, que poderá votar durante o espetáculo. O show contará com uma banda específica composta por Arthur Martau, Frederico Heliodoro, Júlia Guedes e Natália Mitre. Foram selecionadas 20 pessoas para esta final, sendo dez intérpretes e um total de dez compositores ou compositoras, que concorrem a prêmios em dinheiro de até R$ 10 mil. A bilheteria é gratuita, condicionada a reserva pela plataforma Sympla no link: https://bileto.sympla.com.br/event/113130 .
Já no dia 6 de dezembro, às 20h, acontece o show Salve o Clube da Esquina!, uma apresentação com versões inéditas arranjadas pela Banda Cobra Coral e participações especiais de Marilton Borges, Rodrigo Borges, Toninho Horta e Wagner Tiso. Os ingressos devem ser adquiridos mediante doação de R$ 5 para o Programa Sesc Mesa Brasil, pela plataforma Sympla, no link: https://bileto.sympla.com.br/event/113135 . Ao final da apresentação, serão anunciadas as pessoas vencedoras da modalidade Valorização – intérpretes, compositoras e compositores.
Sobre o Encontro da Música Mineira
Lançado em setembro deste ano, o Projeto está em sua primeira edição, e na primeira etapa contou com abertura de edital voltado para artistas do mercado musical. O regulamento foi dividido em duas modalidades – Valorização e Descoberta –, que receberam inscrições de artistas de todo o estado.
Na modalidade Descoberta, voltada a quem está iniciando sua trajetória musical, já foram agraciadas seis pessoas – três na categoria Interpretação e três na categoria Composição. Elas recebem como premiação um Workshop Musical presencial no Estúdio Sonastério e acesso a cursos on-line e mentorias personalizadas, ministradas pela Associação Brasileira da Música Independente (ABMI). Os nomes foram divulgados em 10 de novembro pelo site do Projeto: https://mais.sescmg.com.br/encontro-da-musica-mineira .
Além da premiação em dinheiro, cada finalista na modalidade Valorização terá acesso a formações, como cursos on-line do Sonastério – Universidade de Áudio e Music Business, participação em workshop presencial da ABMI, tour pelo Museu Clube da Esquina e possibilidade de integrar o curso As Palavras Cantadas, ministrado por Márcio Borges.
Para finalizar a edição, haverá dois shows nos dias 5 e 6, respectivamente.
