29.2 C
Belo Horizonte
sex, 01 março 24

Explorando questões ambientais em minicanções, em Portugal

Projeto de artistas mineiros radicados em Portugal, "pequenezas" explora questões ambientais em delicadas minicanções

Projeto que une a cantora e compositora Isabella Bretz, o músico e produtor Rodrigo Lana e o ilustrador e animador Jackson Abacatu, “pequenezas” transforma a agilidade dos tempos modernos em oportunidades de reflexão ao explorar o que é delicado e sutil em forma de pequenas canções. Após quase 7 anos de existência do projeto, eles ampliam seu discurso em “pequenezas: cada passo até o amanhã”, que consiste em 6 minicanções e 6 microcontos, todos orbitando em torno de uma temática crucial no contexto atual: o meio ambiente.

Confira o álbum no YouTube:

O trio aborda questões prementes como consumismo, alimentação orgânica, transporte sustentável, impactos do desmatamento, redução do consumo de energia, preservação da água, reciclagem e reaproveitamento, pegada de carbono, entre outros. Num cenário onde as causas ambientais demandam abordagens diversificadas para atingir o máximo de pessoas e gerar uma transformação real, “Pequenezas” busca criar impacto.

Mesmo com imagens chocantes de catástrofes, dados científicos convincentes ou afetação direta da vida pessoal, muitos não entendem as emergências ambientais que vivemos. Assim, o projeto visa sensibilizar os mais diversos públicos através da arte, usando dela como mais uma estratégia de conscientização.

“Esses assuntos acabam ficando muito restritos aos jornais, pesquisas, conferências. Precisamos trazer esse debate para nosso dia a dia, para a roda de amigos, para a família. Temos muita arte sobre natureza em diferentes linguagens, mas pouca sobre o meio ambiente como algo urgente, como um tema que merece nossa atenção e preocupação. Esse novo álbum do pequenezas é uma pequena colaboração nesse sentido”, reflete Isabella Bretz.

A produção musical é uma colaboração entre Rodrigo Lana e Isabella Bretz, que buscam constantemente a experimentação sonora nas minúsculas composições, todas magistralmente interpretadas por Isabella. Os  microcontos foram elaborados por Isabella (narradora), Jackson Abacatu e Aline Cântia, do prestigiado Instituto Abrapalavra. As trilhas foram produzidas por Rodrigo Lana.

O trabalho está disponível em todas as plataformas de música e no canal do YouTube do projeto.

Posts Relacionados

Evento inédito que reúne música ao vivo na sala de cinema

Os amantes do choro podem comemorar: no sábado, 02 de...

Nota de esclarecimento – BH Stock Festival (Stock Car em BH)

As empresas Speed Seven e DM Corporate, organizadoras do...

Amepi e Movimento Pró-Vidas conseguem avanços para a duplicação da BR-381

Nesta semana, comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios...

Temporada de pesca na Lagoa Silvana após o período de piracema

Depois da longa espera, chegou um dos momentos mais...

Santa Luzia sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A implantação das cidades inteligentes na Região Metropolitana de...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui