26.3 C
Belo Horizonte
ter, 28 maio 24

Documentário “Rock Student: O Som de Uma Geração”

O filme conta a história, trazendo reflexões sobre o papel da mulher e o contexto de Contagem, do festival de bandas de garagem Rock Student, que foi o celeiro de diversas bandas e artistas

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial do Rock, o documentário sobre um dos movimentos roqueiros mais importantes da cidade de Contagem, será exibido em dois lugares históricos.

O documentário “Rock Student: O Som de Uma Geração”, será exibido dia 12 de julho, o filme, dirigido pelo jornalista cultural Felipe Pedrosa, vai ocupar o Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, e, no dia 13 de julho, a Casa Nair Mendes Moreira, em Contagem. As duas exibições têm entrada gratuita e estão marcadas para começar às 19h.

“O Rock Student não foi apenas um festival. Vinte anos após a primeira edição, é possível chamá-lo de movimento, pois ele aconteceu em um período em que Contagem não contava com atrativos culturais tampouco com grandes acontecimentos musicais. Por isso, ele segue no imaginário popular e na memória afetiva dos jovens”, pontua Felipe Pedrosa. “E é interessante pensar que o Rock Student foi um formador de artistas. O ator e músico Hugo da Silva, que teve uma experiência no festival de bandas, por exemplo, agora faz parte de um dos principais grupos teatrais do Estado, o Maria Cutia”, explica o jornalista.

Em 30 minutos, “Rock Student: O Som de Uma Geração” passeia pela criação do evento, destaca a presença da mulher no festival, narra histórias engraçadas e tristes, além de refletir sobre o possível fim do movimento. Ao todo, oito pessoas são entrevistadas no documentário. Entre elas, Paulo Souza, guitarrista da banda Exorddium, e Dram Starling, musicista e professora. “A ideia foi costurar o filme com depoimentos diversos, não focar apenas em quem seguiu a carreira musical. Há nomes da cena, por exemplo, que ficaram de fora, mas que tiveram grande participação no Rock Student, como Raphael Salles e Rafael Vegas, músicos que estão numa crescente”, adianta Felipe Pedrosa.

Belo Horizonte
No Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza), o filme poderá ser apreciado no dia 12 de julho, a partir das 19h. A sessão vai ser comentada pelo diretor. Os ingressos já estão disponíveis na plataforma Sympla (clique aqui) e também poderão ser retirados 30 minutos antes da exibição. O evento tem o apoio cultural da Secretaria de Cultura e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Contagem
No dia 13 de julho, o Dia Mundial do Rock, o documentário poderá ser visto na Casa Nair Mendes Moreira (Praça Vereador Josias Belém, 01, Sede), a partir das 19h. Na ocasião, haverá a presença do diretor.

“Rock Student: O Som de Uma Geração” foi realizado pela Árvore Filmes em parceria com o projeto Trem Pra Fazer. O documentário é mais do que o retrato de um festival de bandas de garagem, pois ele traz à tona um recorte da cidade de Contagem, que é nacionalmente conhecida pelo seu parque industrial, apesar de ser um grande celeiro de artistas e de fazedores de cultura.

SERVIÇO
“Rock Student: O Som de Uma Geração”
Quando? 12 de julho, às 19h
Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)
Valor: Entrada Gratuita (retirar ingressos)

“Rock Student: O Som de Uma Geração”
Quando? 13 de julho, às 19h
Casa Nair Mendes Moreira (Praça Vereador Josias Belém, 01, Sede)
Valor: Entrada Gratuita

Posts Relacionados

Francisco, el Hombre saúda a latinidade no single em BH

Celebração é uma palavra constante na história da Francisco, el...

Confira o que fazer em BH neste final de semana

reuniu inúmeras opções do que está acontecendo em BH...

Mineiro conquista medalha Olimpíada Internacional de Filosofia

O estudante Bernardo Guimarães Ferreira, do Colégio Santo Agostinho...

CCBB BH mergulha na arte afro-brasileira

Ao longo de séculos é a visão do branco...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui