18.4 C
Belo Horizonte
seg, 15 julho 24

Circovolante inicia comemorações de 25 anos de história

Evento é o início de uma série de ações em comemoração ao projeto que perpetua a arte circense

O grupo Circovolante celebra, no próximo mês de janeiro, 25 anos de história dedicada à difusão da arte circense. As comemorações já se iniciam, 16 de junho, com a primeira edição do Encontros no Jardim, que acontece em Mariana (MG). O evento ocupa a Praça Gomes Freire, também conhecida como Jardim, com atrações gratuitas para todas as idades.

Além do Encontros no Jardim, o Circovolante ainda promove outras ações em comemoração ao marco. Com datas a serem divulgadas, realiza a circulação do espetáculo “Bestetú” em cidades mineiras e escolas municipais, apresentações e oficinas na Circovolante – Casa do Palhaço e o projeto Circo é Escola, que passa por diversas escolas de distritos de Mariana (MG).

Xisto Siman, palhaço e um dos organizadores do projeto, comenta sobre a programação: “Mariana é a nossa casa há quase 30 anos. Todas as atividades pensadas por nós incluem essa comunidade que tão generosamente nos acolheu desde que viemos pra cá. Essa série de ações é uma continuidade do trabalho que desenvolvemos desde então, de levar alegria, reflexão, educação e entretenimento para a população local e turistas”.

O projeto parte do princípio de que a arte do circo e da palhaçaria são para todas as idades, abraçando a criança que todos têm dentro de si. O Encontros no Jardim conta com a exposição “Palhaços”, de Naty Torres; a Rádio Carroça, com o DJ Palhaço Furreca; show de variedades reunindo artistas locais de diferentes linguagens, além de maquiagem de palhaço para quem quiser entrar na brincadeira.

O Encontros no Jardim é uma realização do Circovolante e Circo Paratodos, com apoio da Fundação Renova, através do Edital Doce Parceria – Prefeitura de Mariana (MG).

SOBRE O CIRCOVOLANTE

No interior de Minas Gerais, em Passagem de Mariana, a arte circense se renova com o Circovolante há quase 25 anos. O grupo é responsável por realizar um dos festivais de palhaçaria mais tradicionais do Brasil. O “Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços” já reuniu artistas nacionais e internacionais em 12 edições marcantes. Junto ao patrimônio histórico de distritos e bairros de Mariana, envolveu turistas e a população local em mais de 800 apresentações gratuitas.

Fruto da parceria entre Xisto Siman e João Pinheiro, o grupo tem o propósito de perpetuar essa arte milenar de forma ampla e descentralizada. Sua sede, localizada em Passagem de Mariana, o espaço Circovolante é destinado à criação de espetáculos, fomento e difusão das artes circenses, apresentações artísticas e eventos culturais.

A trupe leva palhaços, cômicos, bufões, músicos e brincantes em espetáculos para todo o Brasil. Entre eles: “Xinxin e Juaneto Circo Show”, “Samba no Pé de Moleque”, “Sem Refresco” e “Clavestrovas & Rock and Roll”.

Em 2021, o Circovolante lançou seu primeiro álbum musical. “O Circo de Cada Um” é um projeto que objetiva revelar aos olhos e ouvidos do público um pouco da cultura musical circense que circulava pelas cidades históricas de Mariana, Ouro Preto, São João del Rei, Tiradentes, Juiz de Fora e localidades do entorno, entre meados do século XIX e XX.

SERVIÇO

Circovolante – Encontros no Jardim

Data: 16 de junho

Horário: 15h às 19h

Local: Praça Gomes Freire

Passagem de Mariana, Mariana (MG)

 

Programação

15h – Exposição “Palhaços”, de Naty Torres

15h – Maquiagem para criançada

16h – Rádio Carroça – com Palhaço Furreca

17h30 – Show de Variedades com Circovolante, Palhaça Jojoba, Quinteto Volante e AmarElo Estúdio de Dança

Posts Relacionados

Quarteto com multi-instrumentista Raïssa Anastásia é atração do Zás desta semana

Acompanhada por três músicos, a também compositora faz sua...

Saúde recomenda atenção para casos de febre Oropouche no país

Uma recomendação aos estados e os municípios para que...

Anvisa atualiza informações sobre rotulagem nutricional

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui