Cine drive-in gratuito Autorama de volta a Contagem
Cenario Minas
Cinema com nostalgia! Essa é uma das sensações que o Cine Autorama costuma despertar no público em suas sessões de cinema drive-in, formato onde as pessoas assistem aos filmes a céu aberto e de dentro de seus carros. O Cine Autorama retorna para Contagem, com patrocínio da Belgo Arames e apoio da Fundação ArcelorMittal, nos dias30 de agosto e 1º de setembro com sessões gratuitas na Praça do Sol.
Os ingressos ficam disponíveis pelo sitewww.cineautorama.com.br, onde também está a programação de todas as cidades da temporada 2024.
O público que não possui carro também pode conhecer o evento; o Cine Autorama oferece uma pequena plateia decadeiras, democratizando o acesso. Para o acesso como pedestre não é preciso reservar ingressos, a ocupação dos lugares é por ordem de chegada. Contagem terá 100 vagas para carros e 20 cadeiras por sessão.
Programação Cine Autorama em Contagem
A programação oferece longas-metragens variados, com produções recém-lançadas e para todos os perfis de público, prestigiando ainda o cinema brasileiro. Todos os filmes terão recursos de acessibilidade.
Sábado (31), as sessões começam com “Meu Nome é Gal” (19h), a cinebiografia musical que conta sobre o início da carreira de Gal Costa, uma das maiores cantoras brasileiras, e sua relação com ícones da MPB. A segunda sessão exibe “Barbie” (21h30), o irreverente longa-metragem da boneca mais famosa do mundo, em seu dia a dia em Barbieland – o mundo mágico e perfeito das Barbies e Kens.
O domingo (1º) inicia com a produção brasileira “Mussum, o Filmis” (18h30), a cinebiografia do humorista Mussum, também músico e integrante do famoso quarteto Os Trapalhões. “A Pequena Sereia” encerra a programação (21h), o remake live-action do clássico desenho animado da Disney, com a aventura da bela e espirituosa jovem sereia Ariel, que tanto deseja descobrir mais sobre o mundo além do mar.
Cinema em formato retrô!
O cinema drive-in atrai não só os amantes da sétima arte, mas também encanta o público variado e de todas as idades. As novas gerações chegam animadas para conhecer a experiência e os mais velhos para vivenciar os tempos clássicos. Ícone da cultura norte-americana desde a década de 30, proporciona uma forma diferente, charmosa e nostálgica de assistir a filmes.
O Cine Autorama é o primeiro cinema drive-in itinerante do Brasil e completou oito anos de atividades com sucesso de público, em sessões concorridas pelos diferentes locais e cidades por onde circulou.
As sessões acontecem ao ar livre, onde os veículos são organizados em fileiras pela equipe, em frente à telona inflável do Autorama. O público assiste acomodado, e à vontade, de dentro dos seus carros. Também é disponibilizada uma pequena área externa com cadeiras, para quem preferir ficar mais pertinho da tela ou ir a sessão como pedestre. De dentro dos carros, para ouvir o som do filme, basta sintonizar a rádio na frequência indicada na tela de projeção.
Luciana Macedo, Gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Arames, comenta sobre a importância de apoiar o projeto. “Acreditamos no poder transformador da cultura e por isso investimos em projetos como este, que democratizam o acesso ao cinema gratuito para a comunidade. As sessões terão filmes para todos os gostos e idades. Convidamos todas as pessoas para reviverem a magia do cinema drive-in conosco”.
A curadoria do Cine Autorama tem como pilares selecionar filmes de grande sucesso no cinema, como as produções memoráveis que despertam o sentimento de nostalgia no público, além de trazer o cinema brasileiro e também filmes que possam reunir toda a família.
“É um prazer retornar com o Cine Autorama para Contagem, cidade que nos recebeu tão bem no ano passado. Selecionamos uma programação variada de filmes para que o público, adultos e crianças, possa se divertir conosco”, compartilha Marco Costa, idealizador e coordenador geral do Cine Autorama.
O Cine Autorama em Contagem é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio da Belgo Arames e apoio da Fundação ArcelorMittal, realização Cine Autorama, Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução.
Serviço
Cine Autorama em Contagem
Local: Praça do Sol
Data: 31 de agosto e 1º de setembro de 2024
Horário: 19h e 21h30 (sábado), 18h30 e 21h (domingo)
Endereço: Av. Severino Ballesteros s/n, Ressaca, Contagem – MG
Capacidade: 100 carros por sessão + 20 cadeiras para público pedestre.
Ingressos: gratuito
Necessário reserva pelo site www.cineautorama.com.br, ingresso válido pelo veículo, para o público pedestre não há ingressos, ocupação por ordem de chegada.
Distribuição por lotes: 1º lote disponível no dia 12/08, 2º lote 19/08, 3º lote 26/08, sempre às 12h.
PROGRAMAÇÃO
Dia 31/08 (sábado)
19h
Meu Nome é Gal
(de Dandara Ferreira/Lô Politi – Brasil – 2023 – Biografia/Musical/Drama – 120 minutos – 16 anos)
Sinopse
Cinebiografia da cantora Gal Costa, o filme traz a trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos, antes de se tornar a famosa cantora. Sempre tímida quando criança, Gal decidiu se arriscar na vida e se mudar para o Rio de Janeiro aos 20 anos de idade. A tímida Gracinha acredita que sua voz basta para se tornar cantora, mas em sua jornada entende que também é preciso ter atitude.
21h30
Barbie
(de Greta Gerwig – EUA – 2023 – Fantasia/Comédia – 120 minutos – 12 anos)
Sinopse
Viver na Barbielândia significa ser perfeita em um lugar perfeito, a não ser que você seja um Ken ou tenha uma crise existencial. Uma das Barbies começa a ter pensamentos estranhos e sua aparência muda, então ela parte para o mundo real para tentar encontrar uma solução e voltar a ser uma boneca perfeita.
Dia 1º/09 (domingo)
18h30
Mussum, o Filmis
(de Silvio Guindane – Brasil – 2022 – Biografia/Comédia – 122 minutos – 12 anos)
Sinopse
A trama mostra a história real sobre a vida e trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente apelidado de Mussum, um garoto pobre, filho de empregada doméstica analfabeta e com passado militar; Mussum ficou conhecido por ter se tornado um dos maiores humoristas do Brasil. Além de fundar o grupo musical Os Originais do Samba, ele encontrou seu caminho para a fama na televisão após se unir ao famoso quarteto Os Trapalhões. A cinebiografia brasileira tem base no livro “Mussum – uma história de Humor e Samba”, de Juliano Barreto.
21h
A Pequena Sereia
(de Rob Marshall – EUA – 2023 – Romance/Fantasia/Musical – 123 minutos – 10 anos)
Sinopse
Ariel, uma curiosa sereia que deseja experimentar a vida em terra e, contra a vontade do pai, visita a superfície. Ariel vive uma inesperada jornada de autodescoberta ao encontrar um príncipe, uma bruxa do mar e um incrível novo mundo. Recriação do clássico desenho animado da Disney.
O Cine Autorama foi o primeiro cinema drive-in móvel a surgir no Brasil. Além da experiência atrativa e diferenciada, o projeto democratiza e populariza o acesso à cultura, oferecendo sessões sempre gratuitas. Desde 2015, o Cine Autorama já realizou mais de 500 sessões para cerca de 131 mil pessoas em todo o país. Completou oito anos de atividades, com sessões exibidas para mais de 100 cidades de diferentes estados brasileiros. Em São Paulo, o circuito itinerante já marcou presença em locais icônicos da cidade como o Memorial da América Latina, Praça Charles Miller, Assembleia Legislativa de São Paulo e aeroporto Campo de Marte.