Entre os dias 27 de agosto e 06 de setembro, o projeto Cine Caravana leva sessões de cinema gratuitas para oito cidades mineiras. Serão realizadas duas sessões, às 18h30 e às 20h30, para apresentar o filme “Placa-mãe” e o curta “Big Bang”, respectivamente. A primeira cidade que recebeu as sessões foi Cipotânea. Além dela, o projeto passará por Morro do Pilar (29/08), São José do Jacuri (30/08), Chapada do Norte (31/08), Joaíma (03/09), Crisólita (04/09), Frei Gaspar (05/09) e Nova Belém (06/09).
Nenhum dos municípios pelos quais o projeto passa possui salas de cinema. Por isso, o objetivo do Cine Caravana é não só resgatar a tradição do cinema ao ar livre, mas também levar entretenimento e reflexão tanto pelos temas abordados nos filmes quanto pela aproximação com a arte produzida no próprio estado.
O projeto é da Mamute Produções Culturais, realizado junto ao Governo de Minas Gerais por meio da Lei Paulo Gustavo (edital LPG 03/2023), na categoria 2, que visa apoiar exibições em cinemas de rua e itinerantes.
A programação completa do projeto está disponível no Instagram do Cinema Caravana e da Mamute Produções Culturais.
Os filmes
Dirigido por Igor Bastos, de Divinópolis, “Placa-mãe” conta a história de Nadi, uma robô que adota duas crianças, misturando afeto, inteligência artificial e outras questões sociais e tecnológicas. O filme é o primeiro longa-metragem em animação produzido no interior do estado.
Já o curta “Big Bang”, que foi totalmente produzido e gravado na cidade de Uberlândia, é dirigido por Carlos Segundo. Ele aborda temas como exclusão social e abandono familiar ao contar a história de Chico, um homem com nanismo que trabalha consertando fornos.