29.2 C
Belo Horizonte
sex, 01 março 24

Centenário de Fernando Sabino será celebrado em BH

Durante o dia 12 de outubro, Biblioteca Pública e Praça da Liberdade estarão com programação especial em homenagem ao escritor mineiro

As comemorações do centenário serão do jeito que Fernando Sabino adorava: com incentivo à leitura, à contação de histórias e a criatividade, além de, claro, muita provocação às crianças que habitam em cada um de nós. Dessa forma, as crianças e seus familiares poderão vivenciar oficinas, brincadeiras e mostras culturais, desfrutando em conjunto de um momento riquíssimo culturalmente.

O Instituto Fernando Sabino vai oferecer, durante o dia todo, uma variada programação na Biblioteca Pública Estadual e na Praça da Liberdade. A mostra de cinema, teatro, sarau de poesia, oficinas de arte e shows musicais.

Fernando Sabino, com seu talento indiscutível para cronicar os acontecimentos do cotidiano, os dilemas humanos e as singularidades da cultura brasileira, conseguiu transcender o tempo, mantendo-se como uma voz relevante e ressoante na literatura nacional.

Além de celebrar o legado literário de Fernando Sabino, a exposição visa destacar a importância da preservação e disseminação de acervos literários e jornalísticos, que se tornam registros valiosos de épocas, movimentos e transformações sociais. As Coleções Especiais, da Biblioteca Pública Estadual, meticulosamente mantidas e conservadas, tornam-se um palco onde o passado e o presente convergem, dialogando com as novas gerações de leitores e escritores.

 

Programação Biblioteca Pública Estadual e Praça da Liberdade

10h – Cortejo Charanga POP – Comandada pelo virtuoso trumpetista João Vianna a Charanga POP traz o seu repertório de clássicos do poprock nacional e internacioanal criando um clima alto astral para o dia de comemorações.

11h – Abertura Oficial e apresentação da Cia Conta Contos O menino Sabino – Um espetáculo que combina músicas, brincadeiras e muita interatividade, inspirada na obra e seus personagens mais marcantes.

14h – Oficina Sabino Menino – Brincadeiras do Fernando Sabino Menino

A Oficina Brincadeiras do Fernando Sabino Menino com a brincante Jacqueline Luana é uma celebração da literatura infantojuvenil e da magia das histórias do escritor Fernando Sabino. A oficina propõe relembrar com as crianças as brincadeiras do Fernando menino através do livro O Menino no Espelho.

Mostra Cinema – Das 14 às 17h, serão exibidos no Teatro da Biblioteca, o documentário Encontro Marcado com Fernando Sabino e mais os 17 filmes curta-metragem inspirados em contos e crônicas do autor.

Posts Relacionados

Evento inédito que reúne música ao vivo na sala de cinema

Os amantes do choro podem comemorar: no sábado, 02 de...

Nota de esclarecimento – BH Stock Festival (Stock Car em BH)

As empresas Speed Seven e DM Corporate, organizadoras do...

Amepi e Movimento Pró-Vidas conseguem avanços para a duplicação da BR-381

Nesta semana, comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios...

Temporada de pesca na Lagoa Silvana após o período de piracema

Depois da longa espera, chegou um dos momentos mais...

Santa Luzia sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A implantação das cidades inteligentes na Região Metropolitana de...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui