25.8 C
Belo Horizonte
ter, 18 junho 24

Carlinhos Brown participa da tradicional Lavagem do Bonfim

Após 16 anos, o artista volta a comandar o cortejo com o Zárabe, saindo da Conceição da praia em direção à Colina Sagrada

Antônio Carlos Santos de Freitas, conhecido pelo nome artístico Carlinhos Brown, é um cantor, compositor, produtor musical, arranjador, percussionista, multi-instrumentista e artista visual brasileiro.

Uma das mais tradicionais festas do calendário popular de Salvador, a Lavagem do Bonfim possui cerca de 280 anos de devoção, com tradições e manifestações de fé. Em 2024, ela será celebrada no próximo dia 11 de janeiro, quando o cacique do Candeal Carlinhos Brown voltará a puxar o grande cortejo junto ao Zárabe, projeto que toca desde 1995 em homenagem à cultura muçulmana presente na formação étnica e cultural da África árabe. O arrastão sairá da Conceição da praia, logo após a saída do cortejo oficial com as baianas, em direção à Colina Sagrada.

A festa tem importância singular na história de Brown, sendo o lugar onde o artista iniciou na percussão e conheceu figuras importantes como Mestre Pintado do Bongô, Batatinha, Riachão, Panela, Miriam Batucada, entre outros.

“Assim como o Sírio de Nazaré, a festa do Senhor do Bonfim, regado a uma lavagem, comemora no Brasil toda a força da sua espiritualidade católica, sendo a festa na colina uma expressão que totaliza o sincretismo e a miscigenação que une a Deus. Já frequento há mais de 50 anos, foi lá que dei meus primeiros toques percussivos e conheci as pessoas que mudaram a minha vida, como Mestre Pintado do Bongô, Batatinha, Riachão, Panela, Miriam Batucada, Claudete Macêdo, Firmino de Itapuã, Edil Pacheco, Ederaldo Gentil. Foi lá também que comecei os primeiros toques da Timbalada, do Vai Quem Vem, e criei Os Zárabes como uma patuscada e uma corrida musicada, com clarins, pandeirões, incensos. Gostaria de exaltar que a festa do Bonfim é também uma celebração muçulmana, que acontece num período próximo ao Ramadã, onde todos nós nos vestimos de branco, e essa herança se estende para toda sexta-feira. Sou grato ao Pai Oxalá, sou grato ao Senhor do Bonfim e sou grato à Bahia por ter nascido envolto de tanta fé, de tanta religiosidade, tantos caminhos que nos levam a Deus. Estarei lá como devoto, fazendo a minha parte, e todos estão convidados”, convoca o artista.

Lavagem do Bonfim

Data: 11 de janeiro

Horário: 10h

Local: Igreja da Conceição da Praia ao Bonfim

Gratuito

Posts Relacionados

Betim abrirá nova unidade da Mundo Animal Lanchonete Temática

Uma nova unidade da franquia Mundo Animal Lanchonete Temática...

“Paco Pigalle: La Fiesta” chega à sua terceira edição em BH

“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em...

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Começa o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Teve início nesta quinta-feira (13/6), a 6ª edição do...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui