24.7 C
Belo Horizonte
ter, 18 junho 24

Caetano Brasil continua desafiando os limites dos gêneros

Destaque da música mineira, Caetano Brasil desafia tradições do choro no single “Surpreendente”

O músico mineiro Caetano Brasil segue diluindo os limites dos gêneros musicais ao se debruçar sobre o choro com um olhar moderno e plural. No single “Surpreendente”, ele se une a Bia Nascimento (violão) e Chico Cabral (pandeiro) para formar O Choro Livre, um trio que reverencia as tradições da música brasileira para criar algo novo. O single já está disponível nas principais plataformas de música.

 

Ouça “Surpreendente”: https://tratore.ffm.to/caetanobrasilsurpreendente

 

A música foi escrita em homenagem ao companheiro de instrumento de Caetano, o também clarinetista Wesley Fontes. A composição foi feita em 2019, já inspirada também por músicos como Maurício Carrilho, Zé Barbeiro, Alessandro Penezzi, Anat Cohen e Nailor Proveta.

“Ela é muito influenciada por artistas do choro contemporâneo, que vêm experimentado alterações nas fórmulas de compasso e na quadratura de suas obras nas últimas décadas. Em muitos momentos ela pode soar familiar para os ouvidos habituados ao choro. Mas é exatamente quando esses ouvidos se encontram envolvidos pela melodia, que são pegos de surpresa. Daí o nome”, Caetano Brasil explica.

Parecia então natural que o músico se unisse a dois de seus parceiros contumazes no efervescente cenário instrumental de Juiz de Fora para construir uma nova visão para o choro, um dos mais antigos gêneros urbanos brasileiros.

“Nesta gravação com O Choro Livre, Bia, Chico e eu já vínhamos ensaiando e construindo o arranjo que foi apresentado ao vivo várias vezes. Entramos no estúdio já muito confortáveis com as peças que a composição prega. Assim, chegamos numa versão que mostra ‘Supreendente’ ao público com a cara do grupo: leve e irreverente”, resume Caetano.

Este é o primeiro passo do músico multi-instrumentista após o elogiado álbum “Pixinverso – Infinito Pixinguinha” (2022) e o premiado  “Cartografias”, indicado ao Grammy Latino em 2020. No trabalho mais recente, Caetano Brasil já desafiava padrões ao mostrar um olhar atual e queer para uma das mais respeitadas obras musicais do país. Agora, “Surpreendente” se torna mais um passo na desconstrução dos pedestais que Caetano propõe: uma abordagem ao mesmo tempo reverente das gerações anteriores e irreverente sobre linguagens musicais bem estabelecidas. Ao buscar o novo, o músico mostra que ainda é possível surpreender com o centenário “chorinho”.

“‘Surpreendente’ antecipa o frescor e a rebeldia do EP que está por vir no próximo dia 27. Depois de gravar um disco tão denso como o ‘Pixinverso’, saí em busca de criar uma música fluida, com menos obrigações. Uma música que pudesse ocupar espaços como festivais ao ar livre, bares, sem excluir as salas de concerto, claro! Uma música em que pudéssemos experimentar com certo desprendimento dos cânones, que fosse divertida e leve. Acho que isso resume bem o mood do single e também do EP”, conta ele. “Acho que as faixas, que foram gravadas quase sem emendas, apresentam o compositor e  o improvisador. Sinto que a maturidade vai trazendo uma soltura, um destemor. Gravamos juntos no estúdio tentando preservar no som a alegria do nosso encontro. Saí muito tocado por essa energia no dia e acho que o público vai sentir isso”.

 

Crédito: Igor Tibiriçá

Acompanhe Caetano Brasil:

Site: https://www.caetanobrasil.com/

Youtube: https://www.youtube.com/c/CaetanoBrasilOficial/featured

Instagram: https://www.instagram.com/caetanobrasil/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/caetanobrasiloficial

Posts Relacionados

Betim abrirá nova unidade da Mundo Animal Lanchonete Temática

Uma nova unidade da franquia Mundo Animal Lanchonete Temática...

“Paco Pigalle: La Fiesta” chega à sua terceira edição em BH

“Paco Pigalle: La Fiesta” ganha sua terceira edição em...

Projeto social impulsiona futebol feminino e transforma vidas

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por...

João Ventura em Belo Horizonte no Clube de Jazs

O pianista, cantor e compositor João Ventura se apresentará...

Começa o Festival do Queijo Artesanal de Minas

Teve início nesta quinta-feira (13/6), a 6ª edição do...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui