22.9 C
Belo Horizonte
sáb, 05 julho 25

Belo Horizonte recebe recital de Flamenco

Com apoio do Instituto Cervantes, evento ocorre no Teatro de Bolso do Sesiminas, dia 2, às 20h

O flamenco, gênero musical profundamente enraizado na cultura da Espanha e da Andaluzia, ganhará vida na programação do Centro Cultural Sesiminas com a apresentação do “Recital Flamenco”. 

Por meio da sonoridade vibrante dos dedilhados e da expressividade dos toques da guitarra flamenca, o músico, professor e pesquisador Micael Pancrácio vai oferecer ao público uma experiência musical única através de uma instigante viagem pela história e cultura do flamenco.

Desde as raízes das culturas moura, cigana e judaica que coexistiram na Andaluzia durante a Idade Média, da importante presença da África e América durante o período das navegações pelo Atlântico, bem como da consolidação do flamenco enquanto um gênero musical emblemático a partir do século XIX, o “Recital Flamenco” apresenta a síntese de um legado cultural de séculos de história, materializados pela conexão entre o passado e o presente, entre lamentos e alegrias, expressados por gerações através dessa música.

Essa emocionante jornada musical através dos séculos promete transportar o público para uma atmosfera única, construída pelas misteriosas sonoridades da música andaluza e corporificadas na riqueza e expressividade do toque flamenco”, comenta o músico.

Micael Pancrácio interpretará diferentes estilos musicais do flamenco mesclando elementos da linguagem tradicional e contemporânea e enriquecerá essa experiência sonora com breves comentários sobre as principais referências culturais e históricas do gênero.

““Recital Flamenco” é recomendado a todos os interessados e aficionados em música e cultura e é uma oportunidade ímpar de experienciar a expressividade e a intensidade do flamenco através da sonoridade profunda e arrebatadora da guitarra flamenca de concerto”, acrescenta.

Sobre Micael Pancrácio

É bacharel em violão pela UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), licenciado em música pelo CEUCLAR (Centro Universitário Claretiano), especializando em gestão cultural pelo SENAC-SP, mestre e doutorando em música pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), guitarrista flamenco, violonista clássico, professor e pesquisador.

Estudou guitarra flamenca na Espanha e na América do Sul com grandes mestres do instrumento como os guitarristas El Entri (Madrid), Aquilino Jimenez (Madrid), Jorge “El Pisao” (Granada), Andrés “Pituquete” (Chile) e Antonio Rey (Madrid). Em sua trajetória como violonista clássico estudou com músicos de referência nacional e internacional como Henrique Pinto (Brasil), Mario Ulloa (Costa Rica) e Eduardo Isaac (Argentina).

Tem atuado constantemente nos principais shows, tablaos, concertos, eventos e grandes festivais da cena do flamenco no Brasil acompanhando diversos artistas brasileiros e grandes nomes internacionais como os bailaores da renomada família Farruco, Manoel Fernandez Montoya “El Carpeta”, Antonio Fernandez Montoya “Farru” e Juan Manuel Fernández Montoya “Farruquito”. Foi gestor cultural da área de música do Sesc-MG e diretor cultural da Peña Flamenca Brasil em São Paulo-SP, onde idealizou e realizou diversos produtos culturais como a série de concertos didáticos do “Tonadas y Sonantas”, as entrevistas do “Momento Musical” e as conferências de pesquisa “Diálogos Flamencos”, desenvolvida junto aos principais pesquisadores flamencos brasileiros e ao grande musicólogo espanhol Faustino Nuñez.

Atualmente, Micael Pancrácio se dedica ao seu doutorado em música pelo Departamento de Etnomusicologia do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em que busca pesquisar o flamenco sob uma perspectiva atlântica e quântica, com foco na dimensão americana de suas práticas de performance, improvisação e linguagem musical interativa.

Recital Flamenco” com Micael Pancrácio

Data: 2 de setembro

Horário: 20h

Local: Teatro de Bolso do Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60, Belo Horizonte – Minas Gerais)

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/84479/d/203547/s/1374801?fbclid=PAAaY00O4cwwnQwvvMbPBOVVsQFYgpkCpV_VMW9hU6YiD54n3T-_j1T8iKZcg

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Festival do Milho e Pastel no Colégio Arnaldo neste domingo

Belo Horizonte se prepara para receber o Festival do...

Comédia de sucesso: “Alfredo Virou a Mão” retorna a BH

Tem espetáculos que passam. Outros ficam. E há os...

Economize Gás no Inverno: 10 Dicas Essenciais para o Lar

Com a chegada do inverno, o consumo de gás...

Artista de BH une arte e Saúde Mental em vivência criativa

No próximo dia 12 de julho, às 15h, acontecerá...

Projeto SOU: Musicalização e Cidadania em BH – Últimas Oficinas

O Projeto SOU (Sistema de Orquestras Urbanas) realizou o...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui