No dia 8 de fevereiro, domingo pré-carnaval, o bloco As Charangueiras desfila na Savassi, com concentração às 9h e cortejo das 10h às 14h, na Rua Paraíba (esquina com Antônio de Albuquerque), celebrando 12 anos de história e uma homenagem inédita ao movimento do sertanejo feminino — de Roberta Miranda e Marília Mendonça até Ana Castela. Formado exclusivamente por mães, o bloco virou referência no pré-carnaval de Belo Horizonte e reafirma, em 2026, a mensagem: “Carnaval é coisa de mulher”.
Criado em 2014 por 15 mães que buscavam um espaço seguro para tocar e levar os filhos, o bloco cresceu e hoje reúne cerca de 60 integrantes, tornando-se referência no pré-carnaval de Belo Horizonte. “Nosso bloco não é só um lugar de festa, é um espaço onde mulheres descobrem sua força através da música”, destaca Ana Andrade, fundadora e diretora do bloco.
“Todos os anos temos uma homenageada e nos vestimos como ela. Saímos todas caracterizadas com a mesma fantasia”, explica Ana Andrade. Já passaram pelo tema do bloco nomes e referências como Carmen Miranda, Frida Kahlo, Clara Nunes, Madonna, Wanderléia, Ivete Sangalo, Rita Lee e Elba Ramalho.
Pela primeira vez, o tributo não será a uma artista específica, mas a uma cena inteira. “Não vamos homenagear uma ‘mulher’ específica, mas sim um movimento feminino, que é o movimento sertanejo”, afirma Ana Andrade, destacando que que o repertório vai de Roberta Miranda e Marília Mendonça até Ana Castela.
Aos 12 anos, o bloco chega também a uma etapa simbólica de continuidade. Em 2026, uma das ritmistas terá, pela primeira vez, a companhia da filha de 15 anos tocando junto no surdo. “Isso mostra que o bloco já tem anos de estrada e já está em outra fase, agora agregando os filhos juntos na bateria”, resume Ana Andrade.
Repertório para todas as idades
Com uma proposta pensada para a família, o bloco mantém um repertório diverso e, neste ano, além do sertanejo feminino, inclui novidades voltadas aos mais novos. “Incluímos no nosso repertório dois sucessos infantis do mundo k-pop, que está fazendo muito sucesso entre as crianças e pré-adolescentes”, conta a fundadora do bloco.
A preocupação com acolhimento e segurança segue como pilar do projeto: “Sempre tivemos essa preocupação de garantir um espaço onde as mães possam curtir com seus filhos e onde qualquer pessoa possa aproveitar a festa sem medo”, completa.
Esquenta para a folia
Antes do desfile oficial, o público já pode se jogar na folia com os ensaios abertos do bloco, que funcionam como um esquenta para quem quer cantar, dançar e sentir de perto a energia d’As Charangueiras. Aos sábados, os encontros acontecem das 9h às 11h30, na Barragem Santa Lúcia, nos dias 17, 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já às terças-feiras, os ensaios são realizados das 19h30 às 22h, em 13 de janeiro no All Mar (Avenida Dom Orione, 116, Bairro São Luiz) e em 20 e 27 de janeiro e 3 de fevereiro na Rua Iraí, 235, Luxemburgo — sempre abertos ao público.
Acompanhe As Charangueiras no Instagram: https://www.
Serviço
As Charangueiras – Desfile oficial no carnaval 2026
Data: 8 de fevereiro (domingo)
Horário: Concentração: 9h | Desfile: 10h às 14h
Local: Rua Paraíba, esquina com Antônio de Albuquerque (Savassi, Belo Horizonte)
Ensaios abertos ao público
Terças — 19h30 às 22h
- 13 de janeiro — All Mar – Avenida Dom Orione, 116, Bairro São Luiz
- 20 de janeiro — Rua Iraí, 235, Luxemburgo
- 27 de janeiro — Rua Iraí, 235, Luxemburgo
- 3 de fevereiro — Rua Iraí, 235, Luxemburgo
Sábados — 9h às 11h30
- 17 de janeiro – Barragem Santa Lúcia
- 24 de janeiro – Barragem Santa Lúcia
- 31 de janeiro – Barragem Santa Lúcia
- 7 de fevereiro – Barragem Santa Lúcia