14.7 C
Belo Horizonte
ter, 23 julho 24

Artista portuguesa Rita Braga traz álbum “Illegal Planet” ao Brasil

Esse é o primeiro regresso da cantora ao país desde 2013, quando produziu o EP "Gringo in São Paulo" - turnê passa por São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro

A cantora, compositora e multi-instrumentista portuguesa Rita Braga apresenta seu último disco de estúdio, “Illegal Planet”, em turnê pelo Brasil. O álbum, que agradou à crítica portuguesa e internacional, ganhou também sua versão em vinil pelo selo Comets Coming. Essa é a terceira vez da artista em solo brasileiro: em 2012 Rita se apresentou na icônica, e saudosa, Casa do Mancha, em São Paulo, abrindo um show de Bárbara Eugênia; em 2013, voltou ao país para produzir o EP “Gringo in São Paulo”. Agora, entre 7 e 21 de julho, Rita passará pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Quando esteve no país pela primeira vez, Rita integrou – de forma muito espontânea – uma banda que a acompanhou em sua primeira turnê, passando pelo Rio de Janeiro e interior de São Paulo. A experiência a motivou a voltar, em 2013, para uma temporada em São Paulo – período em que ela compôs as cinco faixas que integram seu primeiro EP autoral, “Gringo in São Paulo”, gravado e produzido na Casa do Mancha, e que conta com colaborações de Peri Pane no violoncelo, José Vieira no piano e Pedro Falcão na cuíca, entre outros convidados.

Rita iniciou sua carreira solo na música independente, apresentando seu trabalho em numerosos palcos de clubes, teatros, galerias de arte e festivais em Portugal e por toda a Europa, além de performances nos EUA, Brasil, Austrália e Japão. É também autora de trilhas sonoras e teve uma breve passagem pelas áreas de ilustração, quadrinhos e cinema de animação, influências que permeiam seu universo sonoro junto ao cinema clássico e experimental.

Em “Illegal Planet”, Rita abusa do “tropicalismo retrofuturista na lírica surrealista”, como descrito pela revista portuguesa Ípsilon. Mescla de pop sci-fi com jazz, de ritmos latinos e folk sonhador, “Illegal Planet” é uma viagem e, não à tôa, a nova parada é o Brasil. A cantora ouve muita música brasileira, de diferentes épocas e estilos, já fez versões de Carmen Miranda – que às vezes apresenta ao vivo – e um de seus compositores preferidos é Jorge Mautner. Essa é a sua primeira turnê e regresso ao Brasil desde 2013.

Créditos: Fernando Martins

CARD | FOTOS | ÁLBUM EM MP3

SERVIÇO

18 de Julho 

Belo Horizonte – MG

Baixo Mezanino apresenta: Rita Braga + Divergência Socialista + Durante

Casa Autêntica

Rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia – BH

Horário: 20h

Valor: R$20

Compre aqui

Rita Braga

Instagram

YouTube

Spotify

Posts Relacionados

Olimpíadas de Paris 2024: datas, modalidades e horários

Se você ainda não se organizou, a hora é...

Minas lidera ranking com cooperativas de crédito do Brasil

O crescimento exponencial do cooperativismo financeiro no Brasil e...

Hotmart FIRE 2024: festival dedicado ao mercado digital

O Hotmart FIRE se prepara para sua nona edição,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui