26.4 C
Belo Horizonte
qui, 29 janeiro 26

Artista portuguesa Rita Braga traz álbum “Illegal Planet” ao Brasil

Esse é o primeiro regresso da cantora ao país desde 2013, quando produziu o EP "Gringo in São Paulo" - turnê passa por São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro

A cantora, compositora e multi-instrumentista portuguesa Rita Braga apresenta seu último disco de estúdio, “Illegal Planet”, em turnê pelo Brasil. O álbum, que agradou à crítica portuguesa e internacional, ganhou também sua versão em vinil pelo selo Comets Coming. Essa é a terceira vez da artista em solo brasileiro: em 2012 Rita se apresentou na icônica, e saudosa, Casa do Mancha, em São Paulo, abrindo um show de Bárbara Eugênia; em 2013, voltou ao país para produzir o EP “Gringo in São Paulo”. Agora, entre 7 e 21 de julho, Rita passará pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Quando esteve no país pela primeira vez, Rita integrou – de forma muito espontânea – uma banda que a acompanhou em sua primeira turnê, passando pelo Rio de Janeiro e interior de São Paulo. A experiência a motivou a voltar, em 2013, para uma temporada em São Paulo – período em que ela compôs as cinco faixas que integram seu primeiro EP autoral, “Gringo in São Paulo”, gravado e produzido na Casa do Mancha, e que conta com colaborações de Peri Pane no violoncelo, José Vieira no piano e Pedro Falcão na cuíca, entre outros convidados.

Rita iniciou sua carreira solo na música independente, apresentando seu trabalho em numerosos palcos de clubes, teatros, galerias de arte e festivais em Portugal e por toda a Europa, além de performances nos EUA, Brasil, Austrália e Japão. É também autora de trilhas sonoras e teve uma breve passagem pelas áreas de ilustração, quadrinhos e cinema de animação, influências que permeiam seu universo sonoro junto ao cinema clássico e experimental.

Em “Illegal Planet”, Rita abusa do “tropicalismo retrofuturista na lírica surrealista”, como descrito pela revista portuguesa Ípsilon. Mescla de pop sci-fi com jazz, de ritmos latinos e folk sonhador, “Illegal Planet” é uma viagem e, não à tôa, a nova parada é o Brasil. A cantora ouve muita música brasileira, de diferentes épocas e estilos, já fez versões de Carmen Miranda – que às vezes apresenta ao vivo – e um de seus compositores preferidos é Jorge Mautner. Essa é a sua primeira turnê e regresso ao Brasil desde 2013.

Créditos: Fernando Martins

CARD | FOTOS | ÁLBUM EM MP3

SERVIÇO

18 de Julho 

Belo Horizonte – MG

Baixo Mezanino apresenta: Rita Braga + Divergência Socialista + Durante

Casa Autêntica

Rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia – BH

Horário: 20h

Valor: R$20

Compre aqui

Rita Braga

Instagram

YouTube

Spotify

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

BH recebe The Send Brasil 2026, maior mobilização cristã

No próximo 31 de janeiro de 2026, Belo Horizonte...

ONG Contato encerra Outras Florestas no Parque do Bicão

Plantio no Aglomerado Santa Lúcia marca etapa final da...

Reserva Mini apoia Bloco Mini Seres do Mar no Rio

Marca promove ativações lúdicas e ações pensadas para crianças...

Juiz de Fora ganha obra monumental do artista Wes Gama

Juiz de Fora recebe, no dia 31 de janeiro, uma...

Carnaval do Vale do Sol celebra aves com folia sustentável

A 9ª edição do Festival Quatro Estações transforma resíduos...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui