29.7 C
Belo Horizonte
seg, 09 setembro 24

Dia do Folclore: As sereias de Três Marias

Celebrado no dia 22 de agosto, o Dia do Folclore é comemorado no Brasil com monumentos como Sereias, Mãe D'Água, dentre outras figuras folclóricas

O Dia do Folclore é comemorado no Brasil desde 1965. A data remete a lembranças de histórias, tradições e lendas como saci-pererê, curupira, boto-cor-de-rosa, e outros personagens bem conhecidos, como exemplo, a sereia, figura que que acabou se tornando tema relevante nas obras da artista plástica Zackia Daura.

A arte faz parte de outros trabalhos de Zackia que dialogam com o folclore brasileiro.
O monumento “Sereias”, erguido com grande destaque às margens da BR 040 com vista ao lago de Três Marias, é uma importante obra que traz a força simbólica e cultural dessa figura folclórica. Com uma dimensão imponente o monumento retrata as figuras místicas das sereias que, segundo a lenda, na versão da artista, eram três irmãs – Maria Francisca, Maria das Dores e Maria Geralda que ao verem o rio se transformar em mar devido à construção da barragem, mergulharam e se tornaram sereias. A lenda conta que elas surgem na lua cheia diante dos pescadores com seus cantos e encantos.

Zackia através do monumento, do livro e do filme A História das Três Marias, entrelaça a temática feminina com a sensibilidade e a magia das histórias locais. “É um trabalho em defesa do rio, e ao mesmo tempo, tem a temática feminina, da sensibilidade, da delicadeza da magia,” afirma a artista.
Outra obra que lembra o universo folclórico é a representação da Mãe d’Água, instalada à frente do Hotel Grande Lago, em Três Marias. Esta obra, da artista plástica Zackia Daura retrata a figura mística que é central para a espiritualidade e a cultura das comunidades ribeirinhas. “A Mãe d’Água simboliza a conexão profunda entre o povo e o Rio São Francisco, e destaca essa importância cultural”, diz.
Há ainda o monumento Minhocão também da artista Zackia Daura, instalado na área em frente ao lago da hidrelétrica de Três Marias. O monumento Minhocão, com cerca de 23 metros de comprimento foi produzido com a intenção de representar o guardião das águas do Rio São Francisco.

A artista plástica Zackia Daura, fala sobre a importância das obras para o fortalecimento de uma identidade cultural e senso de pertencimento. “Tem um impacto profundo no fortalecimento da identidade cultural de Três Marias”.

Os monumentos “Sereias” e “Minhocão”, e a escultura da Mãe d’Água não só embelezam a paisagem local, mas também promovem a valorização dos patrimônios culturais paisagísticos, espirituais e ambientais.
“A arte engajada, em conexão com os valores de um povo além de nos representar, fortalece o vínculo com a terra e o compromisso em cuidar e honrar nossas origens” salientou Zackia.

Posts Relacionados

Dino Fonseca apresenta no Shopping do Avião

Pela primeira vez em Contagem/MG, Dino Fonseca, um dos...

PLUMA é atração confirmada no Lollapalooza 2025

A banda paulistana PLUMA é atração confirmada na próxima edição do Lollapalooza...

Zudizilla é atração confirmada no Lollapalooza 2025

O rapper gaúcho Zudizilla é atração confirmada na próxima edição do Lollapalooza...

Resorts da Vila Galé têm programação para o Dia das Crianças

Neste Dia das Crianças, os resorts da Vila Galé...

Mano Down comemora 13 anos com show de pagode

Instituição social que atende mais de 1,1 mil famílias,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui