30.3 C
Belo Horizonte
ter, 10 setembro 24

Cirurgias reparadoras para mulheres vítimas de violência

Norma federal garante acesso aos procedimentos cirúrgicos, mas faltam investimentos para tornar efetiva a oferta desse atendimento.

A implementação da Lei Federal 13.239, de 2015, que torna obrigatória a realização de cirurgias reparadoras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para mulheres em situação de violência, será tema de audiência pública nesta terça-feira (26/8/24). A reunião será realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Marcada para as 14 horas, no Plenarinho II, a reunião foi solicitada pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede). De acordo com ela, há uma insuficiência na implementação da norma, que torna obrigatória a oferta, nos serviços do SUS, de cirurgias plásticas para reparação das lesões ou sequelas de agressão comprovada.

“Reparar as sequelas e lesões da violência é garantir a promoção da autoestima. Milhares de mulheres não conseguem se olhar no espelho sem lembrar todo o sofrimento que viveram, isso é uma revitimização diária”, explica Ana Paula Siqueira. Na avaliação da deputada, é preciso ampliar os investimentos para a oferta efetiva dos serviços, em especial diante do aumento dos casos de violência doméstica.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, todas as modalidades de violência contra as mulheres registraram crescimento em 2023. O levantamento aponta que, em Minas Gerais, foram registrados 24 mil casos de lesão corporal no último ano, um aumento de 9% em comparação com 2022.

A reunião também faz parte das ações da comissão na campanha Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Posts Relacionados

Programa irá oferecer qualificação profissional para 15 mil jovens

Iniciativa prevê oferta de diversos cursos em todas as...

Lula sanciona lei com novas regras para concursos públicos

Normas serão obrigatórias a partir de 2028 O presidente Luiz...

Minerion investe em nova marca para crescer no mercado de mineração

Fornecedora do mais completo sistema de gestão especializado em...

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul

País registrou mais de 5 mil focos nas últimas...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui