Início Notícias Congresso de cavernas reúne 1.200 pessoas de 54 países em BH

Congresso de cavernas reúne 1.200 pessoas de 54 países em BH

0

Especialistas de 54 países vão participar em Belo Horizonte, de 20 a 27 de julho, do 19º Congresso Internacional de Espeleologia e 38º Congresso Brasileiro de Espeleologia.  O evento marca um momento histórico em que o Cânion do Peruaçu, em Minas Gerais, acaba de ser reconhecido pela Unesco, em Paris, ontem (13/07), como Patrimônio Natural da Humanidade

As cavernas estão em evidência. O Cânion do Peruaçu, em Januária, no Norte de Minas, com seus 114 sítios arqueológicos, foi reconhecido, ontem (13/07), pela Unesco, como Patrimônio Mundial Natural. O 13 de setembro pode virar o Dia Internacional da Caverna e do Carste, decisão que deve ser conhecida até o final do ano… E cerca de 1.200 pessoas de  54 países vão se reunir, de 20 a 27 de julho, em Belo Horizonte, no 19º Congresso Internacional de Espeleologia, que incluirá o 38º Congresso Brasileiro de Espeleologia.

2024 – Indonésia, fazendo promção do nosso Congresso | José Ayrton na Indonésia em 2024

O evento está sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/CECAV) e é um marco histórico pois celebra o 60º aniversário da UIS (União Internacional de Espeleologia), tema central do Congresso: “60 Anos da UIS: História para o Futuro”

“O Congresso, no qual haverá atividades relacionadas a todas as áreas da Espeleologia, tomou uma proporção maior do que esperávamos”, diz o professor José Ayrton Labegalini, Presidente da Comissão Organizadora do Congresso, e um dos colaboradores, no Brasil, por conduzir o processo de reconhecimento das Cavernas do Peruaçu como Patrimônio Natural da Humanidade.

O professor comenta que aguardava a inscrição de 900 pessoas, no máximo, no evento, por estarmos distante da Europa, da Ásia, e da Oceania. Mas o número surpreendentemente já chegou a quase 1.200, entre espeleólogos cientistas, doutores, técnicos, e estudantes, que vão ocupar os três andares do BeFly Minascentro, de 23 mil m², no centro da capital mineira.

Esta é a segunda vez que o Congresso ocorre no Brasil. Em 2001, foi realizado em Brasília. O país se iguala aos Estados Unidos na repetição do evento desde a criação da UIS em 1965, que congrega 57 países de 5 continentes. “O Brasil está no topo da Espeleologia”, lembra José Ayrton Labegalini.

O evento que atrai olhares, traz a Belo Horizonte especialistas da Espeleologia de todos os cantos do planeta que são referências internacionais em seus campos de atuação. Um desses expoentes é o neozelandês Paul Williams, Consultor da UNESCO/IUCN, que vai fazer no dia 21 de julho, às 11h, a palestra magna “Cavernas e Carste, Patrimônio Mundial da UNESCO: Situação Atual e Perspectivas Futuras”. Ele foi quem realizou o primeiro reconhecimento internacional do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu em 2001, e incentivou o Brasil a propor a sua candidatura a Patrimônio Mundial Natural.

O norte-americano George Veni, ex-Presidente da UIS, abrirá o Congresso, no domingo, dia 20 de julho, às 19h, com a palestra magna “Vivendo com o Carste: Resultados e Possibilidades do Ano Internacional das Cavernas e do Carste”. Ele, e todo o Diretório da União Internacional de Espeleologia (UIS), estão juntos com a atual presidente da instituição, Nadja Zupan Hajna, da Eslovênia, nesta determinação de marcar o dia 13 de setembro,  dia da primeira visita oficial da UIS à sede da UNESCO, em Paris, como o Dia Internacional das Cavernas e do Carste, proposta que será levada à Unesco pelo governo da Eslovênia, em novembro próximo.

Haverá ainda as palestras magnas do ecologista e biólogo conservacionista do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, Stefano Mammola, sobre “Conservação global da biodiversidade subterrânea”, no dia 22, às 11h, e da microbiologista, geóloga e exploradora de cavernas submersas, a norte-americana Hazel Barton, no dia 24, também às 11h. Ela vai discorrer sobre o tema “Micróbios das cavernas: como as cavernas vão salvar a todos nós”.

No dia 25, às 11h, será a vez de Andy Eavis, explorador de cavernas do Reino Unido, que já organizou mais de 40 expedições a diversas partes do mundo. Andy vai falar sobre “As maiores cavernas do mundo”. Segundo o Presidente do 19º Congresso Internacional de Espeleologia, o professor Labegalini, Andy imprimiu em 3D as 16 mais extensas salas de cavernas conhecidas do planeta, classificadas em áreas e volumes: seis da China, duas da Malásia, uma do México, uma do Irã, uma de Omã, uma da França, uma da Eslovênia, uma da Espanha, uma dos Estados Unidos e uma de Belize. E essas imagens, impressas em escala e em 3D, estarão expostas em uma sala no Congresso.

Das maiores cavernas chega-se à subaquática mais longa do mundo, na península de Yucatán, no México. O alemão Robbie Schmittner, junto com sua equipe, conseguiu conectar 15 sistemas de cavernas, documentando a mais longa que é a Sac Actun. “São mais de 30 quilômetros embaixo da água”, informa o professor Labegalini. Robbie vai fazer a última palestra magna do Congresso, no dia 26, às 11h, sobre os “Sistemas de cavernas da península de Yucatán”, que ele estuda há 27 anos.

Além das palestras, estão previstas 16 excursões, no dia 23 de julho, em locais até 120 km de Belo Horizonte: da gruta de Maquiné passando pela Lapinha, até a Rei do Mato. Os participantes estão tendo a oportunidade também de visitar o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Houve uma visita ao Parque, que começou ontem (13/07), e será realizado novo roteiro de visita ao Parque, que terá início no dia 28/07. No Congresso, haverá ainda exposições; lançamentos de livros; salões de fotografias, cartográficos e artes; estandes de expositores; comemoração do aniversário da UIS. Antes e depois do Congresso, serão realizados roteiros por 16 estados, do Rio Grande do Sul ao Amazonas. Os mais procurados, segundo a organização do evento, são as travessias das grandes cavernas de Goiás e de São Paulo; outro destaque são as cavernas em minério de ferro, de Carajás (PA) e do Quadrilátero Ferrífero (MG).

Paul Williams

Sobre o professor José Ayrton Labegalini:

Presidente da Comissão Organizadora do Congresso, e um dos responsáveis, no Brasil, por conduzir o processo de reconhecimento das Cavernas do Peruaçu como Patrimônio Natural da Humanidade, o professor José Ayrton Labegalini foi Presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia por dois mandatos, na década de 90. De 2001 a 2005, ele foi Presidente da União Internacional de Espeleologia (UIS).

Formado em Engenharia Civil e Elétrica, com pós-graduação em Engenharia Ambiental, ele se aposentou como professor da Universidade Federal de Itajubá (MG).

Serviço

19º Congresso Internacional de Espeleologia  / 38º Congresso Brasileiro de Espeleologia

Data: de 20 a 27 de julho

Local: BeFly Minascentro

End: Av. Augusto de Lima 785 – Centro – Belo Horizonte

Mais informações e inscrições: https://www.speleo2025.org/

Palestras magnas

Dia 20, às 19h, George Veni (EUA) – “Vivendo com o Carste: Resultados e Possibilidades do Ano Internacional das Cavernas e do Carste”

Dia 21, às 11h, Paul Williams (Nova Zelândia) – “Cavernas e Carso, Patrimônio Mundial da UNESCO: Situação Atual e Perspectivas Futuras”.

Dia 22, às 11h, Stefano Mammola (Itália) – “Conservação global da biodiversidade subterrânea”

Dia 24, às 11h, Hazel Barton (EUA) – “Micróbios das cavernas: como as cavernas vão salvar a todos nós”.

Dia 25, às 11h, Andy Eavis (Reino Unido) – “As maiores cavernas do mundo”

Dia 26, às 11h, Robbie Schmittner (Alemanha) – “Sistemas de cavernas da península de Yucatán”

Números do Congresso

1.164 inscritos, de 56 países

21 atividades pré e pós-congresso

16 excursões na quarta-feira, dia 23

6 palestras magnas

468 trabalhos inscritos

16 comitês científicos e técnicos

7 subcomitês

10 simpósios

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile