22 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Bem-posicionadas on-line nas Redes

Especialista dá dicas de como empresas podem conseguir ter mais visibilidade na internet, boas avaliações em plataformas e credibilidade.

Estudos mostram que a maioria dos consumidores leem avaliações antes de tomar decisões de compra ou de visita ao estabelecimento. Isto vem há tempos e continua. Uma das últimas pesquisas feita pelo Reclame Aqui com 3,3 mil entrevistados aponta que 8 em cada 10 brasileiros pesquisam informações on-line antes de adquirir um produto ou serviço. Já o número de pessoas que levam em conta a opinião de terceiros ao fazer alguma compra é de 53%. “Em um cenário onde a confiança é o ativo mais valioso, avaliações públicas em plataformas como o Google Meu Negócio, TripAdvisor, Facebook e outros canais se tornaram determinantes para o sucesso de empresas”, diz Helton Sforzin, especialista em marketing, empresário, consultor e palestrante.

O especialista afirma que as avaliações no Google Meu Negócio (GMN) são um dos fatores mais relevantes para o posicionamento orgânico local de uma empresa na internet. “Elas funcionam como provas sociais, validando a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos por um negócio.” O que as empresas podem fazer para se destacar? Helton Sforzin responde que é necessário adotar uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization – conjunto de técnicas usadas para otimizar sites e melhorar posicionamento de busca no Google) local integrada e contínua.

O que inclui, segundo ele, otimizar o perfil no Google Meu Negócio; utilizar palavras-chave em postagens, títulos e descrições; obter avaliações frequentes e genuínas; criar conteúdo atuais e úteis; conquistar backlinks (links de outros sites que apontam para o da empresa). “O posicionamento orgânico é construído com consistência, técnica e foco na intenção de busca do usuário.”

Helton Sforzin, explica que incentivar avaliações no Google Maps requer uma abordagem ética, constante e estratégica. “Jamais compre ou incentive opiniões falsas. O Google pode penalizar a empresa, além de prejudicar a credibilidade”, diz ele, autor do livro “Caixa Preta do SEO”. Acrescenta que as avaliações devem ser incorporadas em diversas frentes de marketing, como prints ou citações em postagens nas redes sociais; depoimentos no site institucional; materiais de campanha, como e-books, vídeos, anúncios e catálogos; stories e reels; campanhas de remarketing.

“Ou seja: avaliações são um dos ativos mais poderosos de um negócio – e custam pouco ou nada. Basta saber usá-las estrategicamente”, relata o especialista. Como lidar com as opiniões negativas? Ele afirma que bem gerenciadas estas avaliações podem fortalecer a imagem da empresa. “A chave está em responder de forma profissional, empática e transparente. Eis algumas recomendações: jamais ignore críticas; evite respostas automáticas; peça desculpas quando necessário e ofereça meios de resolver o problema; nunca confronte o cliente publicamente; use o feedback.”

Críticas fazem parte do crescimento de qualquer negócio, segundo Helton Sforzin, e saber lidar com elas é uma demonstração de profissionalismo e credibilidade.

Gostou desse tema? Assine minha newsletter e não perca próximas edições. Saiba mais sobre consultorias e serviços relacionados ao tema: https://www.desvendandoseo.com.br

LinkedIn do Helton Sforzin
i5 Marketing

Luiz Borja
Luiz Borja
Luiz Borja | Marketing Digital • Sommelier de Livros, Mkt, histórias. • Escritor e Palestrante • Gestor de Conteúdo Digital • Editor: @cenariominas

Posts Relacionados

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

TJMG empossa dois novos desembargadores

Foram promovidos os magistrados Élito Batista de Almeida e...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui