21.4 C
Belo Horizonte
ter, 14 janeiro 25

Atividade turística mineira acumula 4,4% de crescimento

Análise realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, mostra que a atividade turística no estado chegou ao mês de outubro acumulando um crescimento de 4,4%. O incremento foi positivo na comparação com outubro de 2023 e nos últimos doze meses. Nesta base de comparação, Minas Gerais ocupa o 5º lugar no país, só perdendo para estados do litoral, como Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.

Houve recuo da atividade turística mineira, quando comparado o desempenho do mês de setembro/24 com o mês de outubro/24, em -1,5%. De acordo com a análise, esta base de comparação traz reflexos sazonais com variações que indicam ora aceleração, ora desaceleração.

Quando se compara o crescimento da atividade entre outubro de 2024 e mesmo mês de 2023, há crescimento de 2,7% sobre uma base de crescimento alta no mês do ano anterior que acumulou 15,1% sobre outubro de 2022. No mesmo intervalo de tempo (out23xout24), a média de crescimento nacional, que envolve 11 estados mais o Distrito Federal, foi de 8,5%.

De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, Minas Gerais apresenta expansão acima da média nacional desempenhando em quinto lugar no acumulado dos 12 meses com 4,8%. “O crescimento do turismo em Minas gerais, mantem sua performance positiva entre os cinco melhores no país, e um dos principais fatores que contribuíram para essa consolidação, foram em especial, as atividades turísticas referente a eventos culturais que promoveram a cultura local, festivais de música e o ecoturismo, acrescidas das promoções de roteiros realizado pelas agências de turismo, promovendo esses conjuntos de fatores que impactam positivamente e fomentam os setores de turismo, serviços e comercio’’. Explica Gonçalves.

No acumulado do ano, a taxa de crescimento de 4,4% da atividade turística supera a média nacional em 2,1 pontos percentuais. Na comparação com os últimos 12 meses, o desempenho estadual, de 4,8%, também supera a média nacional em 2,4 pontos.

Posts Relacionados

Implantes dentários: mitos e verdades que você precisa saber

Especialista em implantodontia explica as principais questões sobre o...

“A Voz da Periferia” tem inscrições gratuitas

Com mentoria de João Marcello Bôscoli, selecionados contam com...

Transformações e Desafios para a Indústria Química Brasileira

Por Hugo Ferreira*A indústria química brasileira, um dos pilares...

A Relação entre Nutrição Esportiva e Prevenção de Lesões

A nutrição esportiva é essencial para melhorar o desempenho...

Cemig reforça cuidados com instalação de equipamentos

Circuitos elétricos dos imóveis devem passar por revisão para...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui