Aqui no meu mundinho

0
1176

Estudante serrano vence concurso literário e tem conto onde o personagem
principal está dentro do Espectro Autista, selecionado para livro! Obra conta com participação de diversos autores nacionais. Editora realiza financiamento coletivo para que livro tenha uma versão física.

 

O estudante de Letras UFVJM e escritor de Serro MG, Wanderson Henrique Santos, que escreve e assina  como Henrie S Reis, foi um dos vencedores do concurso literário “Aqui No Meu Mundinho” promovido pela Psiu Editora, que reúne contos emocionantes, reais ou fictícios, sempre com muito aprendizado, com impreterivelmente protagonistas que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista, de diversos autores nacionais, ” Fiquei imensamente honrado em fazer parte desse projeto, mesmo que eu seja ainda um leigo no assunto e que não seja meu lugar de fala, acho de extrema importância que seja dada uma maior visibilidade para a temática; enquanto escritor desejo que minha literatura tenha um viés social e contribua positivamente para um futuro melhor, futuro esse em que a cultura do estranhamento ao diferente seja cada vez menor e que a diversidade humana seja cada vez mais entendida e respeitada.”comenta.

O autor que já faz parte de mais de uma dezena de antologias de variados temas na mesma editora, participa do livro com o conto “Deixa eu colorir você” que acompanha Daniel, um adolescente com síndrome de Asperger, que está aprendendo a lidar com sua dificuldade de comunicação através da psicologia das cores que aprende com o orientador da escola, na qual identifica e diferencia como se sente em relação aos colegas e consequentemente aos demais que o rodeiam baseado no que as cores representam respectivamente.

” Eu escolhi um ambiente escolar para retratar a história visto que, passamos a maior parte do nosso tempo na escola tanto na infância quanto na adolescência, e de certa forma essa vivência e convivência nesse ambiente e as relações estabelecidas nele, contribuem mesmo que indiretamente na construção de caráter enquanto indivíduos; dessa maneira, introduzir esse protagonismo nesse ambiente e dar visibilidade para essas pessoas é um passo para difundir a inclusão de uma maneira naturalizada”. Comenta.

De acordo com Felipe Martins, Psicólogo e Organizador do livro, a obra pretende diversificar ainda mais o cenário literário nacional, não somente através de novos autores, mas também através de personagens que merecem que seu protagonismo seja não-convencionais somente destacado, mas também celebrado. Escrever sobre Transtorno do Espectro Autista é algo que não exige apenas seriedade, mas também sensibilidade, carinho e o principal: RESPEITO. Felipe Martins ainda diz que “todos nós, absolutamente todos nós, somos pequenos mundos, e há muita beleza quando estes mundos se chocam, e é preciso olhar mais para estes encontros, pois, cada mundo, em sua órbita e particularidade é muito rico.”, pontua.

 

FINANCIAMENTO COLETIVO

Para que haja uma versão impressa do livro “Aqui No Meu Mundinho”, a Psiu Editora, em parceria com os autores, está realizando um financiamento coletivo, também conhecido como vaquinha virtual, com valor de começar a partir de R$ 15, com recompensa em prêmios para quem ajudar.

” Contribuir para a disseminação da literatura Brasileira enquanto se cumpre um papel social importante é uma oportunidade única, “Aqui no meu mundinho” não é apenas um livro, é uma celebração às diversidades da vida humana, é um amontoado de histórias de  vidas que precisam ser conhecidas, é a chance de mergulhar em um universo lindo e desconhecido; vale muito a pena”. Henrie S Reis

O financiamento coletivo pode receber apoios até o dia 28 de junho de 2021. Para saber mais é só acessar o link e apoiar: https://www.catarse.me/meumundinho

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here