18.4 C
Belo Horizonte
ter, 10 fevereiro 26

Alta da inadimplência alerta condomínios para 2026

Para auxiliar os síndicos no planejamento, em 20 de janeiro, às 19h30, no You Tube, ocorrerá uma Masterclass online e gratuita sobre Previsão Orçamentária

Segundo um levantamento feito pela uCondo, a inadimplência em condomínios brasileiros atingiu 11,95% no primeiro semestre de 2025, sendo o maior patamar desde 2022. Este aumento representa um salto em relação ao mesmo período de 2024, quando a taxa era de 9,99%. A pesquisa também mostrou que, desde 2022, o valor médio da taxa condominial aumentou 25%. Para auxiliar os síndicos no planejamento, no dia 20 de janeiro, às 19h30, no YouTube, ocorrerá uma Masterclass online e gratuita sobre Previsão Orçamentária. “Iremos quebrar o tabu da gestão financeira e mostrar os indicadores que realmente importam para garantir inadimplência zero e a gestão eficiente do condomínio”, conta Zener Costa, CEO da LLZ Garantidora e administrador de empresas.

Com os números alarmantes e o início do ano, síndicos começam a se planejar para a previsão orçamentária, cujo objetivo é definir valores da taxa condominial, equilíbrio do caixa e a capacidade do condomínio de manter serviços, investir em manutenção e preservar o patrimônio dos condôminos. Na previsão orçamentária, os principais gastos incluídos são: folha de pagamento dos funcionários; gastos com água e energia elétrica; pagamento de férias e 13º salário dos funcionários; impostos e tributos; custo de equipamentos e materiais; prestação de serviços e terceirizações; custo com manutenções prediais; custos administrativos em geral e fundo de reserva e fundo de obras (se houver).

“A previsão orçamentária é a espinha dorsal de uma gestão de excelência, mas muitos gestores ainda a tratam como um processo difícil e burocrático“, afirma Zener Costa. De acordo com ele, um dos principais problemas do modelo tradicional de previsão orçamentária é a inclusão da inadimplência no orçamento, “o que faz com que moradores adimplentes acabem arcando com os atrasos de terceiros”.

Zener explica que, em um modelo mais moderno de previsão orçamentária, a inadimplência deixa de fazer parte da conta, garantindo ao condomínio o recebimento integral da arrecadação mensal e trazendo mais previsibilidade financeira. “Traz mais equilíbrio, segurança e tranquilidade para síndicos e moradores”, salienta.

Serviço: Data: 20/01/2026 Horário: 19h30 Transmissão: YouTube Inscrição gratuita: https://go.llzgarantidora.com.br/masterclass-previsao-orcamentaria?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAc3J0YwZhcHBfaWQMMjU2MjgxMDQwNTU4AAGnXXCJynZJNjKLYz_txZrbIsGZOfLeG3-58j4mgy-bB6FjM569O6ddaoWQFCE_aem_6fQTxGPmkJtrHviYeauOhQ

Crédito: freepik

 

Posts Relacionados

Unidos dos Guaranys celebra 61 anos e leva homenagem a Marlene Silva ao carnaval de BH

Escola tradicional da Pedreira Prado Lopes desfila na segunda-feira...

Déllis Dellepere transforma o marketing na saúde

Toda era é definida não pelo barulho que faz,...

Valéria Inês exalta o Carnaval de BH com single autoral

Música, lançada nesta sexta-feira, 06 de fevereiro, está disponível...

Festival Nordestino em BH frustra e não cumpre promessa

Fui à chamada “Feira Nordestina” com expectativa alta. Sou...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui