Início Notícias Abrabe atua na Operação Baco, que apreendeu mais de 182 mil litros...

Abrabe atua na Operação Baco, que apreendeu mais de 182 mil litros de bebidas irregulares em Minas Gerais

0

Ação integrada durou 40 dias e contou com forças policiais, órgãos fiscalizadores

São Paulo, 19 de novembro de 2025 – Coordenada pelo Governo de Minas Gerais para combater o contrabando, a adulteração e a falsificação de bebidas alcoólicas, a Operação Baco contou com o trabalho de inteligência e apoio técnico da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). A força-tarefa ocorreu ao longo de 40 dias, entre outubro e novembro, e resultou em um dos maiores balanços de fiscalização já registrados no estado.

Durante a operação, as equipes da Abrabe atuaram na identificação de bebidas falsificadas e na emissão de laudos para o ateste de recipientes, embalagens e líquidos falsificados. “A participação da Abrabe reflete o compromisso do setor de bebidas no combate ao mercado ilegal e reforça a importância das operações de repressão para proteção do consumidor”, afirma a presidente da Associação, Cristiane Foja. “Essa é uma resposta clara à sociedade e demonstra que todas as instituições envolvidas estão comprometidas para garantir a segurança no consumo de bebidas alcoólicas. O resultado da Operação representa um avanço significativo para a população e tranquiliza o consumidor para que possam voltar a confraternizar com segurança.”

Ao todo, foram 1.204 recipientes apreendidos, o que corresponde a 182.847,72 litros de bebidas irregulares. Além disso, 3.958 recipientes — entre garrafas, barris e galões — foram inutilizados pelas equipes de fiscalização. As ações também incluíram sete atividades educativas, que alcançaram cerca de 1.200 consumidores, com orientações sobre como identificar produtos adulterados ou com sinais de irregularidade.

Atuação integrada

A Operação Baco mobilizou 12 instituições policiais e órgãos fiscalizadores, entre forças estaduais e federais, somando 793 servidores e 315 viaturas. A integração entre inteligência, investigação e fiscalização foi determinante para o resultado.

A Abrabe atuou na emissão de laudos de inautenticidade, análises técnicas e suporte às equipes de inteligência, contribuindo para a identificação de padrões de adulteração, inconsistências fiscais e risco sanitário.

A operação fiscalizou 522 estabelecimentos, realizou a abordagem de 447 pessoas e resultou em 18 prisões, além da apreensão de um adolescente, da abertura de 17 inquéritos policiais e de nove flagrantes.
Sobre a Abrabe

A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) representa há 50 anos os principais produtores e importadores de bebidas alcoólicas do país — destilados, cachaças, cervejas e vinhos. A entidade atua em defesa de um mercado ético e seguro, com foco em três eixos: consumo responsável, combate ao mercado ilegal e reciclagem de vidro.

Crédito: Canva/Connor McManus

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile