Ablusadas lançam single e videoclipe de “Batom vermelho”

0
407

O lançamento será no dia 30 de outubro. A canção estará disponível em todas as plataformas digitais e o vídeo no YouTube da banda

 

Bluseiras, modernas, marcantes, subversivas e intensas, as Ablusadas apresentam seu novo trabalho, o single autoral “Batom vermelho”, que simboliza a essência da banda de empoderamento do universo feminino, principalmente na cena musical. O lançamento da canção, que estará disponível nas principais plataformas digitais, e do videoclipe, que poderá ser conferido no YouTube do grupo, ocorrerá no dia 30 de outubro.

O novo hit “Batom vermelho”, em português, e com o ritmo vibrante do blues, é inspirado em fatos reais da vida cotidiana de várias mulheres. “A música permite reflexões, incentiva um novo olhar sobre as mulheres e transmite força para se dizer: eu não aceito para questões femininas que precisam ser desconstruídas diariamente pela nossa sociedade”, diz a vocalista, Roberta Magalhães.

“O que mais a gente escuta, por parte dos homens, é que não podemos usar batom vermelho e determinados tipos de roupas, não falar palavrão, não beber, não tocar blues e por aí vai. Mas, podemos tudo. Nós, mulheres, somos protagonistas de nossas vidas. Chega de insultos e desvalorização. Já passou da hora de romper paradigmas e ressaltar a beleza, a força, a diversidade, a união, o poder e a voz da mulher”, destaca.

“Batom vermelho? Pode sim. Saia curta? Olha o que perdeu! Protagonista da minha vida, fora do padrão, uma ablusada, e o que eu quiser… Eu não aceito, eu não aceito, eu não aceito… Se quer me olhar com essa falta de respeito… Olhe pra mim, sou poesia, e tem que rimar com meu blues”. Esse trecho da música sintetiza o recado da banda que, além de Roberta Magalhães, é formada por Débora Coimbra (backing vocal e contrabaixista), Thaís Mussolini (pianista), Bruna Vilela (guitarrista), Mariane Guimarães (trombonista), Julliete Nurimba (saxofonista/alto), Cláudia Sampaio (saxofonista/tenor) e Bê Moura (baterista).

30

Sobre as Ablusadas

Há dois anos no cenário musical, as Ablusadas têm se destacado por onde passam com seu som autoral diferenciado, único, vibrante, com arranjos arrojados e letras em português. Além do mais, é, até então, a única banda feminina de blues no Brasil, formada por oito mulheres belo-horizontinas, que tem como bandeira o rompimento das estruturas sociais e paradigmas misóginos, que tentam reduzir o papel feminino na música à voz e a um padrão objetivado da mulher sexy, delicada e disponível.

Como forma de mostrar que a mulher pode tudo, inclusive tomar uma e brindar à vida, a banda tem até cerveja artesanal própria, a TPM Ablusadas, feita em parceria com a cervejaria também de mulheres, a Golden Beer 432. Trata-se de uma cerveja especial APA, de coloração âmbar com amargor bem acentuado característico do estilo América Pale Ale. Possui um delicioso aroma cítrico e o leve dulçor, característico das variedades do lúpulo americano. E nada melhor que ouvir um bom blues acompanhado de uma deliciosa cerveja.

Já em relação às músicas, o repertório é extenso. As letras das canções tratam questões humanas, de forma geral. Uma das bandeiras das Ablusadas é desmistificar que o blues e o jazz são elitizados e provar que todos podem ter acesso a esses gêneros.

Ao longo da trajetória, as Ablusadas têm se apresentado em diversos lugares em Minas Gerais, inclusive já ultrapassaram fronteiras. Fizeram turnês na Argentina e Equador, onde conheceram outras bandas formadas por mulheres e trocaram experiências. De 2018 para cá, a banda não para. Está em constante produção, além de realização de shows e participação de festivais. Em meio à quarentena, devido à pandemia do Covid-19, o grupo, que está com sua nova formação, aproveita o momento para criação de novas músicas.

Confira o trabalho das Ablusadas nas redes sociais! FacebookInstagram e YouTube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here