21.4 C
Belo Horizonte
dom, 25 fevereiro 24

Fantasia, cores e brilho: confira dicas para arrasar no carnaval

Carnaval com Brilho, pelas mãos de Jorge Ribeiro

Quando falamos de canaval, o que vem a sua mente, além da folia? Glitter , fantasia, muitas cores e expressões. Se essas foram as suas respostas, você está certa. Mas se não foi , não há nada de mal nisso. É por que o Carnaval é mesmo o momento de se soltar, ser o que quiser e não seguir nenhum padrão de moda.

É isso que o cabeleireiro e maquiador e visagista JORGE RIBEIRO, proprietário do salão S&Jbeauty, defende na hora de produzir foliões para o bloco de rua , clubes e passarela do samba.

Sem nenhuma resistência e com seu olhar artístico, ele aponta as tendências de makeup para o Carnaval de 2024 e não hesita em traçar dois caminhos que podem marcar a festa deste ano: por um lado o glamour, a preocupação de alguns foliões em ter um look e uma makeup artística mais elaborado, e por outro lado os foliões que se preocupam mesmo é com a diversão , mas que também estão ou devem ficar atentos às tendência para brilhar no Carnaval.

Quer saber mais? O profissional está disponível para entrevistas e demonstrações. Siga o salão @Jbeautybh e veja as tendência I dicas e preparações para o Carnaval.

Galeria de fotos:

Fotos: Ana Carla

Sol, chuva e suor… toda produção de maquiagem de carnaval pode ir por água abaixo no meio da festa, afinal, estamos num país tropical. Mas, para a curtição da folia não se transformar em dor de cabeça, é preciso ter atenção. Os olhos, uma das estruturas mais importantes do corpo humano, são extremamente frágeis e precisam ser protegidos especialmente no carnaval, evento propício a lesões com os produtos de cabelo e de pele que podem escorrer pelo rosto e cair nos olhos.

O oftalmologista do Instituto de Olhos Ciências Médicas (IOCM-MG), Dr. Glauber Eliazar, explica como a população deve se precaver, quais são os agravantes e dá dicas de como agir em situações de exposição dos olhos a produtos prejudiciais durante a folia.

1. Glitter, cílios postiços e pedrarias

A grande tendência em época de Carnaval é se fantasiar com muito glitter e maquiagem para tornar o visual diferenciado e chamativo. Contudo, segundo o Dr. Glauber Eliazar, esses itens de maquiagens em contato com os olhos podem provocar casos agravantes. “O uso de glitter, cílios postiços, e tudo que podemos colocar próximo ao olho pode provocar irritações oculares, desde vermelhidão simples, sensação de corpo estranho, até mesmo queimaduras, machucados, úlceras e infecções na córnea”. O especialista ainda relata que casos como esses ocorrem com frequência em prontos atendimentos. “É comum nos pronto atendimentos oftalmológicos pacientes com queixas após a utilização de cílios postiços. Tanto a cola utilizada, como seu removedor, são substâncias que podem gerar uma reações irritadiças e alérgicas”.

2. Óculos de sol, bonés e chapéus

Os óculos de sol, bonés e chapéus são peças características para a construção de uma fantasia carnavalesca. Mas esses acessórios também têm outro benefício, é o que afirma Dr. Glauber. “Devemos nos lembrar do benefício secundário que é a diminuição da radiação solar chegar aos olhos. Reforço que esses óculos escuros devem ser de qualidade. Óculos escuros sem procedência é só um plástico que escurece e diminui a entrada da luz nos olhos, mas a radiação ultravioleta, que é a mais nociva ao ser humano, não é filtrada pelo acessório”.

3. Colírios

Para o Dr. Glauber, o importante de se falar sobre o uso de colírios é que são medicamentos e merecem uma avaliação oftalmológica para correta indicação. A dica é nunca usar um colírio que foi prescrito para outra pessoa. Portanto, segundo o especialista, é necessário um atendimento de um oftalmologista para indicar qual o colírio correto a ser utilizado por cada indivíduo em diferentes situações. Além disso, o compartilhamento de um mesmo frasco de colírios entre as pessoas favorece a disseminação de infecções, como as conjuntivites.

4. Produtos para cabelo

Na época de Carnaval as pessoas querem usar, além das fantasias carnavalescas, penteados diferenciados. Para isso, há produtos que transformam e moldam o cabelo. Dr. Glauber alerta para as pomadas capilares e como elas podem causar problemas oftalmológicos. “Vale ressaltar que já tivemos surtos de casos de queimadura química ocular pelo uso de alguns tipos de pomadas”. Ele ainda afirma que avaliar a procedência do produto é fundamental para evitar que esses tipos de problema ocorram.

Posts Relacionados

Aulas de Cozinha Interativa do Senac neste sábado

A Faculdade de Gastronomia do Senac em Belo Horizonte,...

Para o Dia da Ressaca, receita de Mocotó do Divino

A receita leva ingredientes de baixo custo que ainda...

Portugal recebe Fartura Brasil, primeira edição do ano

Desde 2017, o Fartura – Gastronomia do Brasil passou...

Vila Galé participa de roadshow na Espanha

A Vila Galé iniciou nesta segunda-feira (19) um roadshow...

Elba Ramalho e Geraldo Azevedo em show gratuito

O Sesc Mesa Brasil Musical, projeto que une música...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui