Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Machado, a 380 Km da capital, têm experimentado uma tecnologia que está transformando a coleta de lixo nos municípios. As cidades contam com 29 caminhões equipados com câmeras internas e externas, capazes de identificar distrações, sinais de fadiga e registrar todo o trajeto feito pelos motoristas. O investimento faz parte de um projeto de modernização conduzido pela Sinarco, através do Consórcio Neves Mais Limpa.
Em apenas uma semana de uso, uma câmera, instalada em um dos caminhões, evitou um prejuízo de R$20 mil. O acidente parecia inevitável, mas as imagens mostraram que o motorista não teve culpa — e o caso foi resolvido rapidamente. “Esse valor cobre um ano de locação do equipamento”, afirma Filipe Modesto, diretor de Obras da Sinarco.
Além de reforçar a segurança nas ruas, o sistema gera dados que permitem otimizar rotas, responder com mais agilidade a reclamações e reduzir descartes irregulares. “Cada caminhão monitorado vira uma fonte valiosa de informação para melhorar o serviço. E os resultados já estão aparecendo”, diz Modesto.
Essa não é uma tendência apenas local. No Brasil, a Vale registrou uma redução de 47% nos acidentes após adotar sistemas similares. E nos Estados Unidos, uma pesquisa da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) acompanhou mais de 3 milhões de milhas rodadas com sistemas de prevenção de colisão — e não houve um único acidente.
Na palma da mão
Em breve, o morador também sentirá a diferença na prática. A Sinarco está desenvolvendo um aplicativo que permitirá acompanhar, em tempo real, a passagem dos caminhões pelas ruas. O app trará orientações sobre o descarte correto de resíduos. Tudo isso conectado a uma central de monitoramento que funciona 24 horas por dia.
A expectativa é que, até o fim do ano, toda a frota de coleta operada pelo consórcio esteja equipada com essa tecnologia. A rotina da coleta, que antes era invisível, agora vira dado, segurança e transparência.
Sobre a Sinarco
A Sinarco é uma construtora que atua desde 1999 no mercado público e privado. Referência nas áreas de infraestrutura, incluindo pavimentação, drenagem, obras especiais e contenções, atua ainda com saneamento, edificações, além de limpeza e conservação urbana.