19.3 C
Belo Horizonte
sáb, 12 julho 25

Projeto oferece 14 workshops gratuitos em BH até outubro

O projeto “Histórias que nos habitam” surgiu em 2018, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, como uma forma de retribuição ao local onde a multiartista e idealizadora do projeto, Jéssica Tamietti, iniciou, aos onze anos, sua trajetória artística. Nesta edição, “Em todo Lugar”, outras mulheres foram convidadas para falar e propor vivências a partir do universo da contação de histórias. Serão oferecidos dois escritórios gratuitos a cada mês para jovens e adultos , entre abril e outubro , em quatro centros culturais da capital mineira: Centro Cultural Venda Nova, Centro Cultural Santa Rita, Centro Cultural São Geraldo e Centro Cultural Usina De Cultura . A programação desta jornada se inicia com a oficina intitulada “Histórias que nos habitam”, de Jéssica Tamietti, nos dias 26 (sábado), no Centro Cultural São Geraldo, e 30 de abril (quarta  feira), no Centro Cultural Usina.

As inscrições já estão abertas através do link: https://forms.gle/iJay1BPG928jiPi78 . Todos os escritórios contarão com a presença de profissional especializado em acessibilidade que também é intérprete de Libras.

“O projeto “Histórias que nos habitam: em todo lugar” é um convite a se conhecer e conhecer o outro pelo ato de ouvir e contar histórias. Ele surgiu quando eu percebi que através das minhas poesias, músicas, textos e palhaçarias eu poderia contar as histórias que me habitam. Para o escritório que abre esta jornada de formação, convido aqueles que desejam descobrir e melhorar neste ofício a virem comigo. Vamos trabalhar as presentes, de modo a lembrar sobre a prática que nasce do nosso corpo em ação, sua relação com espaço e com os outros que o reúnem conosco. Finalmente, chegaremos à seguinte reflexão: “Quais histórias que me habitam? Quais histórias eu quero contar?” Todos somos responsáveis pela nossa própria história, logo devemos valorizar, contar, transmitir os valores que acreditamos”, diz a artista e idealizadora Jéssica Tamietti.

O workshop inaugural “Histórias que nos habitam”, com Jéssica Tamietti , dias 26 e 30 de abril, propõe uma iniciação na narração de histórias e, através de técnicas teatrais, trabalha o corpo, a voz, a relação do contador com o espaço, com o outro e, claro, com suas próprias histórias.

Nesta edição especial, outros seis artistas irão partilhar experiências, saberes e histórias em diferentes temáticas.

A atriz e dubladora Alessandra Carneiro , ao longo do workshop “O Caminho da Voz” , nos dias 14 e 31 de maio, irá explorar a fisiologia vocal e sua aplicação na criação de personagens e na contação de histórias.

Em “Pandeiro e Memória”, dias 7 e 25 de junho, Manu Ranilla , Cofundadora do Coletivo Negras Autoras e fundadora de As Panderistas, convidará o público a explorar como a musicalidade do pandeiro pode ser um elo entre identidades, gerações, territórios e a construção da memória coletiva.

Com vasta experiência em linguagem artística na educação infantil, a terapeuta ocupacional Juliana Daher , artista da Cia Pé de Moleque, oferecerá o workshop “Narração e Leitura de Histórias Para Bebês e Crianças Pequenas” nos dias 9 e 26 de julho.

Em “Histórias de Lá e de Cá” , nos dias 8 e 23 de agosto, a narradora e comunicadora social Magna Cristina abordará as histórias da África e da diáspora, focando na literatura oral.

Na oficina “Histórias Desencaixadas”, 3 e 13 de setembro, a escritora, palhaça e psicóloga Lilian Amaral convidará o público a olhar a sua trajetória com as lentes do humor, da ludicidade e da expressão criativa para transformar e ressignificar experiências.

Encerrando a jornada com “Parir: a Maternidade na Mitologia”, dias 3 e 4 de outubro, a atriz e palhaça Raissa Guimarães explorará o universo da maternidade em diferentes prismas na intenção de se ampliar e se aprofundar na visão da relação mulher-mãe no campo do simbólico, matéria prima das mitologias.

“Acredito que o conteúdo e repertório trazidos por cada uma das artistas convidadas irá enriquecer muito a formação de quem se aventura nesta jornada. O público certamente vivenciará um momento potente de encontros, trocas e aprendizagens a partir dessa poderosa ferramenta de transformação: a contação de histórias”, finaliza Jéssica.

Serão quarenta e duas horas de formação gratuita e com direito a certificado de participação. O conteúdo dos encontros não é continuado, portanto, os detalhes podem escolher quais dias e locais participar. O curso é aberto para todas as pessoas que se interessam pela arte de contar histórias.

SERVIÇO

“Histórias que nos habitam: em todo lugar”

De abril a outubro de 2025

Programação:

HISTÓRIAS QUE NOSSO HABITAM

Com Jéssica Tamietti

26/04 (sáb), das 14h às 17h – Centro Cultural São Geraldo

30/04 (qua), das 14h às 17h – Centro Cultural Usina

O CAMINHO DA VOZ

Com Alessandra Carneiro

14/05 (qua), das 14h às 17h – Centro Cultural Santa Rita

31/05 (sáb), das 14h às 17h – Centro Cultural Usina

PANDEIRO E MEMÓRIA

Com Manu Ranilla

06/07 (sáb), das 14h às 17h – Centro Cultural Venda Nova

25/06 (qua), das 14h às 17h – Centro Cultural Usina

NARRAÇÃO E LEITURA DE HISTÓRIAS PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS Com Juliana Daher

07/09 (qua), das 14h às 17h – Centro Cultural Santa Rita

26/07 (sáb), das 14h às 17h – Centro Cultural São Geraldo

HISTÓRIAS DE LÁ E DE CÁ

Com Magna Oliveira

08/08 (sex), das 14h às 17h – Centro Cultural São Geraldo

23/08 (sáb), das 14h às 17h – Centro Cultural Venda Nova

HISTÓRIAS DESENCAIXADAS

Com Lilian Amaral

09/03 (qua), das 14h às 17h – Centro Cultural Santa Rita

13/09 (sáb), das 14h às 17h – Centro Cultural Usina

PARIR: A MATERNIDADE NA MITOLOGIA

Com Raissa Guimarães

10/03 (sex), das 14h às 17h – Centro Cultural São Geraldo

10/04 (sáb), das 14h às 17h – Centro Cultural Venda Nova

Inscrições gratuitas pelo site:

https://forms.gle/iJay1BPG928jiPi78 .

Mais informações no Instagram @historiasquenoshabitam

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

BRB Stock Car anuncia Curvelo para a quinta etapa de 2025

Uma reunião na tarde desta sexta-feira (11) entre o...

Doenças circulatórias: tratamentos eficazes e menos invasivos

Por Francisco Reis Bastos - Angiologista, referência brasileira em...

Os irmãos Kendrick produzirão 1º filme no Brasil com 360 WayUp

Os irmãos Alex e Stephen Kendrick, cineastas cristãos responsáveis...

Estácio comemora 25 anos em BH com coquetel e novas unidades

O Centro Universitário Estácio Belo Horizonte celebrou seus 25...

Sua empresa bem posicionada no mundo digital? Especialista dá dicas

Boas avaliações no Google Meu Negócio (GMN) são alguns...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui