21.4 C
Belo Horizonte
qui, 17 julho 25

Drogaria Araujo: Procura por Exames de Gripe Aumenta 260%

Boletim InfoGripe da Fiocruz destaca Belo Horizonte em 2º lugar entre as capitais com risco de aumento de casos de SRA

A Drogaria Araujo observou crescimento de 260% na realização de exames  para Influenza A e COVID em maio. Nos 15 primeiros dias de junho, foi realizado a média total de exames esperados para o mês e a situação permanece crítica, com quase 40% dos exames positivos para Influenza A – vírus sazonal causador da gripe. Além do teste para Influenza A/B e COVID, a rede oferece exames para VSR (vírus sincicial respiratório) nas 350 lojas, distribuídas em 65 cidades mineiras.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou no mais recente Boletim InfoGripe, em 5 de junho, dados atualizados que reforçam que os casos de Influenza A e VSR seguem em crescimento no país. Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças de até quatro anos têm sido impulsionados principalmente pelo VSR. Ao todo, 15 das 27 capitais apresentam nível de atividade de SRAG em alerta, risco ou alto risco com sinal de crescimento na tendência de longo prazo. Belo Horizonte está em 2º lugar, atrás apenas de Aracaju (Sergipe). Ainda segundo o boletim, nas quatro últimas semanas epidemiológicas a prevalência entre os casos positivos foi de 38,9% de Influenza A, 0,9% de Influenza B, 47,3% de VSR, 15,9% de rinovírus e 1,7% de COVID.

Exame rápido: a melhor escolha no início dos sintomas respiratórios

Com a chegada do inverno, os casos de doenças respiratórias aumentam e o diagnóstico precoce se torna fundamental para evitar complicações e sobrecarga nos serviços de saúde. Nesses casos, o exame rápido disponível em farmácias é a melhor opção logo nos primeiros dias de sintomas. Rápidos, acessíveis e confiáveis, esses exames identificam infecções em poucos minutos, a partir de amostras de secreção nasal ou saliva. Além de contribuírem para o início precoce do tratamento, evita idas desnecessárias aos prontos-socorros, que devem ser reservados para quadros mais graves.

De acordo com Gerente Técnica da Drogaria Araujo, Isabel Dias, o recomendado é realizar o exame a partir do segundo dia do surgimento dos sintomas gripais: “as manifestações iniciais das principais infecções respiratórias são muito parecidas – febre, cansaço, tosse, coriza, dor de cabeça, espirros e mal-estar. A Influenza, por exemplo, pode ser tratada com medicação e quanto antes iniciar o tratamento, menores os riscos de agravamento para pneumonia e de transmissão para grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.”

Farmácias como aliadas na saúde preventiva

Além da agilidade no diagnóstico, as farmácias oferecem um ambiente mais controlado e com menor exposição a outras doenças, diferentemente dos pronto-atendimentos hospitalares. Descobrir uma infecção respiratória no início aumenta as chances de um tratamento eficaz, reduz o tempo de recuperação e evita complicações. “Para se ter uma ideia, estudos mostram que o diagnóstico precoce da pneumonia pode reduzir em até 50% o risco de agravamentos. Por isso, além dos testes rápidos, também oferecemos vacinas para todas as idades como forma de prevenção”, destaca Isabel.

Posts Relacionados

Lázaro Ramos será palestrante no Hotmart FIRE 2025

O Hotmart FIRE, o principal festival sobre empreendedorismo digital...

Vanfall Destilaria projeta expansão para fora de Minas

A marca mineira atuante no setor de destilados e...

Terrorismo nutricional: especialista alerta para os perigos dos modismos alimentares na internet

 Nutricionista da Hapvida pontua que discursos sem embasamento científico...

Minas ainda não atingiu a meta do Ministério da Saúde na cobertura vacinal da gripe

Especialista enfatiza a importância da imunização para evitar o...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui