O grupo Ovorini Carpintaria Cênica inspira-se no legado literário dos Irmãos Grimm para encenar “O Felizardo”. A montagem chega a Sabará na primeira semana das férias de julho, no sábado, dia 5, às 16h, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda. Recomendada a partir de 8 anos, a apresentação é gratuita e acessível em libras, integrando o programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal e pela Belgo Arames.
Com 60 minutos de duração e classificação livre, o espetáculo faz uma adaptação do conto “João da Sorte” (em alemão, “Hans im Glück”). A peça narra a história de João, que, após anos de serviço e longe de casa, recebe uma barra de ouro como pagamento. Na jornada de volta, ele se vê envolto em situações que o fazem realizando uma série de trocas aparentemente desvantajosas, mas que, para João, são sempre uma alegria. O enredo estimula o público a encontrar a felicidade nas coisas simples e a cultivar o material desapego.
Sediado em Sete Lagoas (MG), o coletivo Ovorini apresentou “O Felizardo” pela primeira vez em 2016. Desde então, o grupo percorreu diversos festivais pelo Brasil com a montagem. Em 2024, a peça entrou para o edital Pnab Municipal (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura) e integra a programação comemorativa do projeto Ovorini – 15 Anos em Cena.
Este espetáculo é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, em parceria com produtores culturais. Conta com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da ArcelorMittal e Belgo Arames, e apoio da Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria de Cultura. A realização é de Baruqui Produções e Governo de Minas Gerais.
“Estimular o diálogo entre diferentes expressões artísticas e garantir que mais pessoas tenham acesso às manifestações culturais brasileiras é investir em pertencimento, memória e identidade”, declara a diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal, Camila Valverde.
“Programas como o Diversão em Cena são inovadores de mudanças. O acesso à cultura é fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados, e as sessões criam oportunidades para o diálogo e troca de experiências, o que gera um impacto social duradouro”, conclui Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames.
Serviço
O quê: “O Felizardo”
Apresentação gratuita e acessível em libras
Duração: 60 minutos
Classificação: livre, recomendado a partir de 8 anos
Quando: 5 de julho, sábado, às 16h
Onde: Centro Cultural José da Costa Sepúlveda (Cine-Teatro Bandeirantes – rua Luís Cassiano, 60 – Centro, Sabará – MG)