A magia e o encantamento das fábulas chega ao público de Sabará com o espetáculo infantil “A Fada, a Flor e a Princesa”, promovido pelo programa Diversão em Cena, iniciativa da Fundação ArcelorMittal e da Belgo Arames. A apresentação gratuita acontece às 16h do próximo sábado, 4 de outubro, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda (Cine-Teatro Bandeirante), no centro da cidade.
Com a duração de 60 minutos e classificação indicativa a partir de 6 anos, a peça leva crianças e adultos para uma viagem ao mundo mágico povoado por fadas, princesas, madrastas, reis, duendes e outros seres mitológicos. A jornada começa com um cortejo musical que convida os espectadores a mergulharem fundo na imaginação. Três contadoras de histórias, interpretadas por Elis Ferreira, Fernanda Nascimento e Priscila Matilde, conduzem o enredo, por meio de músicas, danças, contação de histórias, poemas e brincadeiras. Ao lado do músico Guilherme Teixeira e do ator Gustavo Rosário, as narradoras se transformam em diversos personagens ao longo da peça, que inclui diálogos com a plateia.
“A Fada, a Flor e a Princesa” tem a assinatura do grupo Teatro da Pedra, de São João del-Rei, que há mais de 10 anos cativa o público infantil. Sua criação resulta de uma pesquisa aprofundada em narrativas infantis – modernas e clássicas, brasileiras e estrangeiras – além de parlendas, poemas e canções.
A peça é promovida pelo programa Diversão em Cena, criado há 15 anos pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Belgo Arames, para democratizar o acesso à cultura, por meio da oferta de apresentações gratuitas ou a preços populares. Mais de 1 milhão de pessoas já assistiram às apresentações em cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia e Santa Catarina.
“Apoiar iniciativas que promovam o intercâmbio cultural e ampliem o acesso da população às múltiplas manifestações artísticas é fundamental para valorizar nossa cultura e fortalecer nossa identidade. No Brasil, um país de riqueza cultural incomparável, esses investimentos são essenciais para preservar e celebrar nossa diversidade”, declara Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.
“Programas como o Diversão em Cena são catalisadores de mudanças. O acesso à cultura é fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados, e as sessões criam oportunidades para o diálogo e troca de experiências, o que gera um impacto social duradouro”, afirma Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames.
Esta apresentação é viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, em parceria com produtores culturais. Conta com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Belgo Arames, e apoio da Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria de Cultura. A realização é do grupo Teatro da Pedra e do Governo de Minas Gerais.
Serviço
O quê: “A Fada, a Flor e a Princesa”
Quando: 4 de outubro, sábado, às 16h
Onde: Centro Cultural José da Costa Sepúlveda (Cine-Teatro Bandeirante – Rua Luís Cassiano, 60, Centro – Sabará, MG)
Apresentação gratuita
Duração: 60 minutos
Classificação: livre