21 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Marista Brasil faz campanha contra o bullying nas escolas

Entre os dias 7 de abril e 2 de maio, o Marista Brasil, rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal que atende mais de 97 mil crianças, jovens e adultos, realizará a Campanha de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying, com objetivo de sensibilizar e mobilizar a comunidade educativa para a construção de um ambiente escolar mais respeitoso e acolhedor.
Com o lema “Sou Marista e respeito às diferenças”, a Campanha integra o selo +Cuidado e Proteção, reforçando o compromisso da instituição com a dignidade humana e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

A iniciativa se alinha à Lei 13.185/2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying), e ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola (7 de abril). Além disso, reconhece fatores que podem desencadear o bullying, como aparência física, status social, etnia, deficiência, orientação sexual e outros aspectos de diversidade.

“Para a efetivação da Campanha, são propostas atividades pedagógico-pastorais voltadas para diferentes segmentos escolares, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Essas atividades incluem rodas de conversa, leituras reflexivas, dinâmicas interativas, produções artísticas e discussões sobre o impacto do bullying e cyberbullying na convivência escolar. A ação também incentiva o uso de recursos audiovisuais, jogos educativos e a participação das famílias na promoção de uma cultura do cuidado. Dessa forma, o Marista Brasil reafirma seu papel na construção de uma escola segura e inclusiva, onde as diferenças são reconhecidas e respeitadas”, disse o coordenador de Cuidado Integral do Marista Brasil, Olavo Henrique Chicoski.

Regional Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, o Colégio Marista Padre Eustáquio promoverá, ao longo do mês, uma série de ações educativas com os estudantes para conscientizar sobre o bullying e suas consequências. Além disso, a escola disponibilizará em seu site uma cartilha informativa, garantindo que as famílias tenham acesso contínuo ao conteúdo ao longo do ano. Como parte das iniciativas, na próxima segunda-feira, às 7h30, durante o Amar (Acolhida Marista), serão distribuídas pulseiras antibullying para crianças do Maternal II ao 5º ano, simbolizando o compromisso com o respeito e a inclusão.

Segundo o diretor da unidade, Jorge Vargas, no Colégio Marista Padre Eustáquio, acreditamos que a educação vai além do conhecimento acadêmico; ela também forma cidadãos empáticos e respeitosos. “O combate ao bullying começa com a conscientização, e é por isso que desenvolvemos ações que incentivam o diálogo, a escuta e a construção de um ambiente acolhedor. Queremos que nossos estudantes

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui