21 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Hotelaria Mineira: 79% de Ocupação e Aumento Aéreo de 38,8%

O feriado de Corpus Christi (19 a 22/6) trouxe resultados expressivos para o turismo de Minas Gerais, com a ocupação média da hotelaria chegando a 79% nos principais polos turísticos do estado, segundo dados do Observatório do Turismo de Minas Gerais, que integra a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

Além disso, o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, cresceu 38,8% em relação ao mesmo período de 2023, quando essa contagem começou a ser realizada pelo consórcio que administra o aeroporto, o BH Airport, refletindo o aumento da conectividade e o fortalecimento de Minas Gerais como hub nacional e internacional.

A estimativa é de que mais de 400 mil turistas tenham circulado pelo território mineiro durante o feriado. O número foi projetado com base nos dados detalhados dos municípios monitorados, que registraram mais de 129 mil visitantes, aliados às médias de ocupação e à capacidade hoteleira dos 853 municípios e dos mais de mil distritos no mapa turístico de Minas Gerais.

Altas taxas de ocupação

Destinos turísticos de diferentes perfis apresentaram ótimos resultados. Camanducaia, que recebeu 42 mil visitantes, e São João del-Rei registraram 95% de ocupação hoteleira. Já Ouro Preto, com 30 mil visitantes, e Teófilo Otoni alcançaram 90%. Caeté chegou a 80%, enquanto Mariana e Belo Horizonte registraram, respectivamente, 70% e 61% de ocupação.

Crescimento do fluxo aéreo

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte movimentou 212.225 passageiros no período do feriado, frente aos 152.862 passageiros registrados em 2023, com crescimento sustentado pela ampliação de rotas nacionais e internacionais e pela maior demanda pelo destino Minas Gerais.

Estratégia baseada em cultura e diversificação territorial

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, os resultados mostram que Minas segue se consolidando como um destino de cultura, natureza e hospitalidade, com uma oferta de turismo descentralizada, que valoriza o patrimônio material e imaterial.

“Minas é um estado de cultura e hospitalidade. O turismo que aqui se desenvolve é autêntico, diverso e plural. Nossa meta é ampliar ainda mais a presença de Minas nos mercados nacionais e internacionais, sempre com respeito à sustentabilidade e à identidade cultural do nosso povo”, afirma Leônidas de Oliveira.

Ele pontua que esses números também demonstram a importância de uma estratégia de promoção integrada que reforça a presença de Minas Gerais em feiras e mercados, nacionais e internacionais, com foco na sustentabilidade e interiorização do turismo, beneficiando todo o estado e as comunidades.

Conteúdo Agência Minas

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui