29.3 C
Belo Horizonte
seg, 17 março 25

Dia internacional da doação de livros

Celebrado no próximo dia 14 de fevereiro, é uma data que soma a generosidade e a importância do acesso à leitura

O Dia Internacional da doação de livros, celebrado no próximo dia 14 de fevereiro, é uma data que soma a generosidade e a importância do acesso à leitura. A iniciativa busca incentivar a troca e o compartilhamento de livros como forma de democratizar o conhecimento e a cultura. Em um mundo cada vez mais digital, o gesto simples de doar um livro pode transformar a realidade de muitos, e colaborar para o desenvolvimento da educação.

A artista e escritora Zackia Daura, destaca a importância desse tipo de projeto para a formação de novos leitores. Com uma carreira que inclui obras que alcançam os mais variados públicos, Zackia enxerga na doação de livros uma ferramenta poderosa para o fortalecimento da cultura e do saber.

“Livros têm a capacidade única de criar conexões entre pessoas, culturas e ideias. Ao doar um livro, você não está apenas passando adiante uma história, mas também oferecendo uma janela para o mundo e para outras formas de ver a realidade”, afirma a autora.

Zackia é a criadora de obras como A História das Três MariasDe Verbo e Águas e Menino ou Menina, todos esses exemplares dialogam com diferentes públicos, usando a literatura e a arte para explorar questões ambientais, sociais e culturais. A doação de livros como esses pode ser especialmente valiosa proporcionando a crianças e adultos a oportunidade de se conectar com temas que tratam de tópicos tão importantes.

A escritora também enfatiza a relevância da literatura infantil na formação de uma sociedade mais consciente e empática. Em livros como O Menino e o Minhocão, que aborda a proteção do Rio São Francisco por meio de uma fábula, Zackia utiliza a narrativa para sensibilizar as gerações mais jovens sobre a importância da preservação ambiental e da valorização do patrimônio natural. “Quando conseguimos tocar o coração de uma criança com uma história que desperta a curiosidade e o senso de responsabilidade, estamos formando um cidadão mais consciente para o futuro”, complementa.

A doação de livros também é uma forma de apoio a movimentos e instituições que lutam por um acesso mais amplo à educação e à leitura. Em muitas regiões, a falta de bibliotecas e recursos literários é um obstáculo para o desenvolvimento intelectual de milhões de pessoas. Sendo assim, o gesto de doar um livro pode ser, um pequeno, mas louvável ato de transformação social.

Posts Relacionados

BH recebe Festival do Pastel de Santa Tereza

Com entrada gratuita, evento terá 96 barracas e rica...

Por que problemas respiratórios são mais graves em idosos?

Pneumonia bilateral, infecção microbiana e pelo menos quatro crises...

Hoje o Show do Antônio Carlos completa 48 anos no ar!

O Show do Antônio Carlos é um programa de...

Saraus literários envolverão 1.000 alunos da rede estadual

Criado com o objetivo de  democratizar e incentivar a...

Chef ensina como fazer frango mediterrâneo

A dieta mediterrânea, que prioriza grãos, frutas, legumes, nozes,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui