Início Minas Gerais Comércio em Minas Gerais fecha 2023 com resultado positivo

Comércio em Minas Gerais fecha 2023 com resultado positivo

Segundo Boletim Econômico do BDMG, varejo restrito teve melhor desempenho, com resultados superiores ao nacional

0

O ano de 2023 foi positivo para o Comércio de Minas Gerais. O varejo restrito cresceu 3,2%, resultado superior ao do país, de 1,7%. Já o varejo ampliado alcançou 2,6% no acumulado de janeiro a dezembro, em linha com a média nacional (2,4%). Os números estão no Boletim Econômico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgado nesta quarta-feira (7/2) a partir do levantamento do IBGE.

Na avaliação do economista-chefe do BDMG, Izak Carlos da Silva, os resultados do Comércio em Minas foram motivados pelo crescimento nas vendas de alguns setores em especial, como no atacado de alimentos e bebidas, que avançou 15,8% em 2023, e de perfumaria e cosméticos, cuja alta foi de 19,3% no ano. Na contramão, combustíveis e lubrificantes não tiveram um desempenho positivo (-17,4%). No varejo restrito, cinco dos nove segmentos pesquisados avançaram.  “O resultado em Minas Gerais foi muito positivo, disseminado em quase todos os segmentos, muitos crescendo bastante. A queda na venda de combustíveis pode ser notada em todo o Brasil devido à variação dos preços relativos”, analisa o economista.

Apesar do resultado positivo no acumulado do ano, o varejo ampliado enfrentou resultados negativos em 2023 em Minas nos segmentos de veículos e peças de material de construção. “É um segmento que depende muito do crédito, que foi muito caro ao longo do ano. Observamos uma recuperação no segundo semestre, com a redução do ciclo da taxa básica de juros, mas que não foi suficiente para melhorar o desempenho no ano”, completou.

                Acesse o Boletim Econômico do BDMG em https://www.bdmg.mg.gov.br/sala-imprensa/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile