29.5 C
Belo Horizonte
sáb, 15 novembro 25

Bailarina de Minas é contratada para Companhia na Áfrical do Sul

Setembro foi um mês de conquistas para três bailarinos formados pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Jullia Germano, Enzo Santos e Thiago Nascimento embarcam se despedem dos palcos brasileiros e embarcam para novos desafios internacionais. Com um índice de empregabilidade de 74%, a Escola Bolshoi se solidifica como um celeiro de talentos e forma bailarinos profissionais com capacidade para integrar o mercado de trabalho internacional.

Os três bailarinos se formaram na Escola Bolshoi e integram a Cia Jovem Bolshoi Brasil, durante seu período na instituição se destacaram em papéis de relevância do repertório da Escola e agora colhem os frutos do seu trabalho. Enzo (20 anos) e Jullia (20 anos) foram contratados pelo Cape Ballet África, na África do Sul. Por sua vez, Thiago (21 anos) foi contratado para o “Ballet de Monterrey” e embarca para o México ainda neste mês.

Jullia Germano

Natural de Mariana, em Minas Gerais, Jullia sempre foi uma criança decidida e focada, com apenas 10 anos decidiu que seria uma bailarina profissional. E assim a pequena bailarina conheceu a Escola Bolshoi e decidiu participar do processo seletivo.

Jullia foi aprovada e aprovada e não teve dúvidas em seguir seu sonho. A família inteira se mudou para apoiá-la, mesmo enfrentando desafios financeiros e a falta de patrocínio teve a certeza que a Escola Bolshoi era o caminho certo para se tornar uma bailarina profissional. Para ela, a dança é mais do que uma profissão; é parte de quem é, uma essência que não consegue imaginar sua vida sem.

Enzo Santos

Enzo começou a dançar com apenas 5 nos de idade na igreja que frequentava e logo descobriu que o balé poderia ser muito mais que uma paixão, mas uma forma de transformar a vida de sua filha. Morador de Vitória, no Espírito Santo, o bailarino cresceu em um bairro humilde com seus pais e três irmãos.

 

Aos 9 anos Enzo recebeu uma bolsa de estudo em uma escola de dança da cidade, os professores reconheceram seu potencial e acreditavam que o menino poderia ir ainda mais longe. Foi quando a Escola Bolshoi realizou um espetáculo na cidade e também uma pré-seleção para novos alunos, onde foi selecionado para a segunda etapa realizada em Joinville.

Para realizar o sonho do filho, Norma Santos de Jesus fez todo o possível para arrecadar dinheiro para a viagem como rifas e venda de doces. Quando Enzo foi aprovado na Escola Bolshoi, sua mãe decidiu se mudar junto com ele e assim vieram apenas com uma mala de roupas. Apesar de conseguirem um aparamente para morar, Norma chegou a dormir em cima do papelão para garantir que o filho dormisse corretamente no único colchão que tinham.

Com o passar do tempo o pai e os irmãos conseguiram se mudar para Joinville e juntos conseguiram se estabilizar com as novas oportunidades que vieram, assim como o crescimento de Enzo como bailarino.

Thiago Nascimento

Nascido e criado na periferia de Salvador, Thiago chegou com 11 anos na Escola Bolshoi sem ter ideia da dimensão da instituição ou do futuro que o aguardava. Apesar de já fazer aulas de balé não o via como profissão, foi sua professora que incentivou o menino a participar do processo seletivo da Escola Bolshoi.

Para realizar a segunda parte da seleção em Joinville, sua mãe Helenice Nascimento da Conceição, que já trabalhava como cozinheira, começou a vender bolos e fazer rifas para arrecadar o dinheiro para a viagem. Helenice acreditava no potencial do filho e via uma oportunidade de mudança de vida na Escola Bolshoi, antes mesmo da divulgação do resultado final ela vendeu todos os seus móveis e eletrodomésticos para realizar a mudança para Joinville.

Assim como sua mãe previu Thiago foi aprovado e ingressou na Escola Bolshoi. Foram oito anos de estudo para a sonha formatura e mais dois anos trabalhando como profissional da Cia Jovem Bolshoi Brasil. Hoje, Thiago vê como o Bolshoi mudou a sua vida e da sua mãe, abrindo novos horizontes e possibilidades que ele nunca imaginou.

Escola Bolshoi 

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e, pela primeira vez, transfere a outro país o método de ensino de balé que consagrou uma das mais respeitadas instituições do mundo. Com 25 anos de implantação no Brasil, a Escola está localizada na cidade de Joinville/SC e concede bolsas de estudo 100% gratuitas para 264 alunos do curso técnico de 24 estados do Brasil. A instituição busca a melhor formação e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A missão da escola é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.

O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.

Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como Caixa, Britânia, Diamante Energia, Whirlpool, Aurora, BRDE, Engie, Havan, Supermix, TCP, TK Elevator, Ventisol e demais Amigos que contribuem com a arte no país.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui