17.3 C
Belo Horizonte
seg, 22 abril 24

Os principais bairros de Belo Horizonte

Conheça os melhores bairros para morar na capital mineira

Buscando por oportunidades na cidade grande, com a qualidade de vida dos bairros do interior? Então Belo Horizonte pode ser a cidade ideal para o seu perfil!

 Com mais de dois mil habitantes, a cidade tem um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais brasileiras, o 0,018, considerado muito alto nas médias nacionais.

Esse é apenas um dos dados que mostram como Belo Horizonte pode ser um bom lugar para se viver, mesmo se tratando de um grande centro urbano.

Tudo isso se deve ao projeto de construção da cidade realizado a pelo menos 120 anos, no início do século XIX. Idealizada pelo arquiteto Aarão Reis, o projeto previa um centro urbano, além das zonas urbanas e rurais.

Assim começou o plano de desenvolvimento de Belo Horizonte, que se estendeu até a Avenida 17 de Dezembro, conhecida hoje como Avenida do Contorno. Hoje todos os moradores se organizam em meio a 9 regiões administrativas.

Entre as principais atividades, a cidade mineira se destaca na área de negócios, gerando um grande desenvolvimento econômico. Além disso, também é muito rica em cultura, lazer e educação.

Em relação ao custo de vida, pode variar de acordo com a região, mas em comparação com outras grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, tem um custo menor.

Quando o assunto é saúde, apresenta uma boa oferta de leitos, com qualidade tanto nos hospitais da rede pública, como da rede particular. Entre as opções estão o Hospital Sofia Feldman e o Hospital das Clínicas.

Na questão de segurança, vem trabalhando para melhorar junto aos moradores. Em uma avaliação geral pode ser considerada segura, principalmente nas áreas residenciais.

Já a educação, um dos pontos muito pesquisados por quem busca viver na cidade, também tem uma boa oferta para atender os moradores. Escolas públicas e particulares atendem aos anos iniciais de formação. No ensino superior, conta com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG).

Com opções em educação com bom resultado, Belo Horizonte também é destaque quando o assunto é tecnologia. A cidade é um dos maiores centros tecnológicos do país, recebendo diversos eventos sobre o assunto. Isso é possível pela presença do Parque Tecnológico de BH (BH-Tec), localizado na região da Pampulha, que reúne empresas e centros de pesquisa.

E para que os moradores possam desfrutar de todas essas características, imóveis são o que não faltam em Belo Horizonte. Com as mais variadas opções, resta escolher apenas em qual região se instalar. Para isso, conheça a seguir quais são os principais bairros da capital mineira:

BURITIS

Quem não abre mão de uma localização privilegiada na cidade não pode deixar de conhecer Buritis. Bairro de classe média alta da região oeste, tem o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em 0,943, um dos maiores da cidade.

Adultos na faixa dos 25 a 40 anos geralmente são os que mais se atraem pela região na busca de um aluguel de apartamento em BH. Entre as vantagens, estão o acesso facilitado ao comércio como mercados, farmácias, padarias e restaurantes.

Contato com a natureza também é outro ponto positivo, uma vez que a região fica em uma área mais alta da cidade, lembrando uma selva de pedra.

Entre os principais pontos do bairro estão o Parque Aggeo Pio Sobrinho, o Shopping Paragem e três instituições de ensino, entre elas a UNI-BH, a Newton Paiva e a UNA. Assim como grande parte dos estabelecimentos, a maioria se encontra na Avenida Mário Werneck.

FUNCIONÁRIOS

O bairro dos funcionários conta com uma boa localização, próximo ao Centro e a Savassi e também excelente infraestrutura. Foi projetado para receber os funcionários públicos da cidade, o que justifica o uso do nome.

Funcionários tem um amplo acesso ao comércio, ao transporte público e conta com avenidas largas e arborizadas, que facilitam bastante o deslocamento até outras regiões da cidade.

CIDADE JARDIM

Se BeLo Horizonte pudesse ser definida por apenas um bairro, com certeza ele seria o Cidade Jardim. Localizado entre Lourdes e Santo Agostinho, fica dentro da Avenida do Contorno.

Uma de suas características mais marcantes com certeza é o projeto arquitetônico, construído entre as décadas de 40 e 50 para receber moradores de alto padrão da época.

Hoje atrai moradores interessados no aluguel em Cidade Jardim, por se tratar de uma região majoritariamente residencial. Tem um clima de interior, com tranquilidade e ao mesmo tempo acesso a recursos, serviços e ainda outros bairros como Luxemburgo, Santo Agostinho, e Lourdes.

 SANTO AGOSTINHO

Uma das regiões com maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, 0,955, também é uma das regiões mais importantes da cidade.

Conta com importantes prédios residenciais como a Assembleia Legislativa, o Edifício JK e ainda o Banco Central de Minas Gerais. Em uma área privilegiada, conta com acesso a diversos serviços, entre eles a educação, a exemplo do Colégio Santo Agostinho.

SAVASSI

Cultura, lazer e vida noturna são algumas das características que definem o bairro Savassi em Belo Horizonte. Quem não abre mão de conhecer uma nova livraria, restaurante ou até mesmo visitar museus e praças com certeza vai se encontrar na região.

Desde os anos 80 é o ponto de encontro de quem mora na cidade, tanto que já foi considerado o ponto da alta sociedade de Belo Horizonte. Hoje é um dos principais endereços de quem busca diferentes opções em lazer, diversão, entretenimento e vida noturna na cidade.

Tem ruas bem pavimentadas, movimentadas e ainda é um lugar muito arborizado. Isso desperta bastante o interesse de quem deseja em mudar para a região e está a procura de um apartamento na Savassi.

É bem atendido em relação ao transporte público, com uma pequena distância até o metrô, que facilita o acesso a diferentes regiões. Além disso, fica localizado próximo ao centro da cidade, basta andar alguns minutos e acessar uma das regiões mais nobres da capital.

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!

Posts Relacionados

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Programa Vai leva para parques e praças o divertido espetáculo

“Sem condições Futebol Circo” é um espetáculo circense recheado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui