O publicitário e artista plástico mineiro Zeca Campos lança no dia 29 de novembro, de 14 às 18 horas, no Espaço Aberto Pierrot Lunar (rua Ipiranga, 137 – bairro Floresta), a sua primeira HQ “Minha vida é um livro aberto”, lançada pela editora krie+.
São quase 1200 quadrinhos, numa história marcada por episódios divertidos, curiosos, mas também por acontecimentos trágicos e superação.
Nascido em uma família numerosa, Zeca narra passagens de sua vida da infância à fase adulta, sempre permeadas pelos acontecimentos políticos, econômicos e culturais, de 1969 a 2019. Da ditadura, passando pelas eleições indiretas, pelo movimento das Diretas Já e a Constituição de 1988. Na economia, os períodos de alta inflação e de desvalorização da moeda brasileira, os planos econômicos, o confisco da poupança.
No cenário cultural, os grandes lançamentos do cinema brasileiro, como Central do Brasil, a chegada de revistas sobre música pop, o incêndio no Museu Nacional. Na tecnologia, o surgimento do celular e do e-mail, que transformaram completamente a vida das pessoas.
Num relato corajoso, Zeca expõe também passagens complexas e difíceis de sua trajetória, como a tentativa de abuso que sofreu na infância, as overdoses em função do uso álcool e cocaína, e a perda de três irmãos ainda jovens.
O livro traz momentos memoráveis da infância do autor, como a alegria ao ganhar o tão sonhado autorama e a de jogar em um time de futebol, uma de suas paixões desde criança.
“Iniciado na pandemia, o livro foi uma espécie de catarse, que me possibilitou refazer esse percurso, usando a criação para lidar com questões difíceis e lembrar momentos incríveis. É uma autobiografia, mas no fundo, é um relato sobre o ser humano, suas alegrias, suas limitações, sua potência e seu poder de superação”, conta o autor.

Talento em quadrinhos
Em “Minha vida é um livro aberto”, os desenhos/ilustrações de Zeca Campos mostram seu desenvolvimento como artista ao longo dos anos.
O artista plástico J.B. Lazzarini destaca as qualidades do trabalho de Zeca. “É um desenho bom de se ver, despretensioso como acredito que deve ser para o olhar do outro, mas feito com maestria e esmero, nessa ideia de usar a vida e a arte. A linha e o desenho contam a história de sua própria vida, unindo lembranças das coisas vividas com afeto e saudades, o que nos faz não esquecer da importância de vida e arte caminharem juntas, sendo a arte tão necessária a todos nós”.
O artista visual Mário Níveo disse que se encantou com o traço de Zeca. “Bem-humorado, solto, despretensioso, afiado, assim como ele, como suas histórias. Como é quem é transparente e tem coragem de compartilhar, de fazer uma ode à vida, de fazer as pessoas sorrirem”.
Este projeto foi realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais/Governo do Estado de Minas Gerais.
Sobre o autor:
Zeca Campos é publicitário e artista plástico com mais de 30 anos de atuação na propaganda mineira. Já deixou sua marca em projetos como a primeira sinalização do Parque Municipal de BH, a exposição da Planta Cadastral da Cidade além de assinar a programação visual do Festival Internacional de Violão – FIV, do Tabuleiro Jazz Festival e de prêmios como o BDMG Instrumental.
Na literatura, teve seu trabalho publicado em seis livros, entre registros históricos — como os centenários do Izabela Hendrix (feito com as educadoras Magda Soares e Ana Lúcia Casassanta Dantas – 2004) e da Escola Barão do Rio Branco (2007) — e títulos infantis como Dodô Dalí (com Ricardo Baltazar- 2009), Um Coelho de Cartola (Mônica de Aquino – editora Miguilim – 2014 – ilustrações), O Hidrante (Ronaldo Simões Coelho – Editora Miguilim – Criação e ilustrações) e Vocês Estão de Castigo (Produção independente – 2021).
Serviço:
Lançamento da HQ “Minha vida é um livro aberto” – Zeca Campos (2025 – krie+)
29 de novembro – 14 às 18 horas
Espaço Aberto Pierrot Lunar (rua Ipiranga, 137 – bairro Floresta)
Encerramento com show da banda de rock Quo-tzar