28.8 C
Belo Horizonte
sáb, 15 março 25

No meio da ascendente escalada

Setenta alunos do ensino médio da Escola Estadual Dona Francisca Josina, de Santana do Riacho, vão receber o livro “Nó de Cravo” (editora Labrador) e participar de oficina de escrita criativa com a autora Mariana Grebler, nos próximos dias 19, 20 e 21 de fevereiro.
“Será uma experiência muito especial levar para estes adolescentes o livro que fala do quintal deles, inspirá-los a escrever sobre o local onde vivem, a Serra do Cipó, sobre o turismo, a escalada, os rios, e as cachoeiras”, diz Mariana Grebler. Ela espera que os jovens se reconheçam no livro, na personagem central Duda, nascida 3 dias antes da virada de 2019, filha de escaladores, que cresceu lá. Aos 12 anos, ela está no pódio de todos os campeonatos de escalada esportiva que participa no Brasil e aos 20 anos ganhará o ouro nas fictícias Olímpiadas de 2040 descritas pela autora.
História que se passa daqui a 15 anos. Por que o futuro? “Porque as crianças de hoje, de 5 anos, é que vão ganhar medalhas”, explica a autora de “Nó de Cravo” – que será lançado no dia 13/02, em São Paulo (na Livraria da Vila)e no dia 22/02, em Santana do Riacho (na Dinamic Boulder), ressaltando o fato de que este esporte começou a ter visibilidade quando estreou nas Olimpíadas de 2021 (que seriam em 2020, adiadas por causa da pandemia).
Mariana vê o crescimento da escalada esportiva e espera que o país consiga ter, igual a personagem Duda, do seu livro, campões olímpicos, como a Rayssa Leal no skate e Gabriel Medina, no surfe. “Tomara que a gente chegue lá.” Acredita nisto, aponta os apoios que este esporte, de aproximadamente 30 anos, começa a ter, não só do governo, mas de empresas.
A autora entrevistou esportistas, diz que se apropriou de histórias de filhos de seus amigos, vivenciou a profissionalização, a chegada às Olímpiadas. “Não caberia descrever o livro como autoficção, mas ‘Nó de Cravo’ traz elementos do meu universo, além de histórias e personagens reais que se fundem com minha imaginação”, relata a escritora, que também é jornalista, com vasta experiência em relações públicas e apaixonada por escalada.
“Nó de Cravo” – o título é uma tradução da expressão em inglês: o nó que segura as cadeiras da escalada, o nó fiel – é seu segundo livro. No primeiro, “Teatro da Fama”, narrado em primeira pessoa, ela fala sobre os bastidores
do mundo da moda e música, baseado em suas experiências pessoais.
Em “Nó de Cravo”, que teve pré-venda on-line e chega às livrarias neste mês, quis levar os leitores para o ambiente em que vive, a Serra do Cipó, de paredões de calcário, de uma vastidão de metros quadrados de escalada, de infinitas vias. “Temos de 600 a 800 vias, que não param de crescer. Umpotencial enorme”, afirma Mariana Grebler. Um dos personagens do livro, Zé Belo, pai de Duda, é campeão em descobrir vias.
Mariana conta que redigiu o livro, patrocinado pela Lei Paulo Gustavo, em 6 meses, entre 2023 e 2024, já tinha a ideia de “Nó de Cravo” antes de publicar “O Teatro da Fama”. “A aventura de escrever me traz a sensação de escalar: o prazer, a liberdade e a descoberta de lugares que antes me pareciam difíceis de acessar”, diz a autora. É o que ela quer transmitir aos alunos do ensino médio, com tanto futuro e perspectivas pela frente
Serviço
“Nó de Cravo”, Mariana Grebler (editora Labrador)
Chega às livrarias neste mês
Patrocínio da Lei Paulo Gustavo
As oficinas de escrita criativa com estudantes do ensino médio vão acontecer nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, na Escola Estadual Dona
Francisca Josina
O Lançamento do livro em Minas será no dia no dia 22 de fevereiro, às 18h, na Dinamic Boulder, em Santana do Riacho, na Serra do Cipó (alameda Milho Verde 104 C, Mandinga).
Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Cônjuge e filho poderão ser removidos da herança

Entenda como a reforma do Código Civil permitirá a...

Março amarelo: tempo para falar sobre endometriose

Março é o mês escolhido para falar sobre endometriose....

Lagoa dos Ingleses se destaca como destino para ciclistas e amantes da natureza

Com trilhas desafiadoras, iniciativas sustentáveis e infraestrutura inovadora, a...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui