23.4 C
Belo Horizonte
qua, 11 fevereiro 26

Livro infantil celebra afrofuturismo em BH

Projeto cultural “Sankofa: sempre em tempo” aposta em literatura, educação e formação de leitores

O livro “Zenzele e Aziza: através do tempo”, produção infantojuvenil da escritora Ariele S. Santos, com ilustrações de Nara Oliveira, será lançado em Belo Horizonte no dia 21 de fevereiro, às 10h30, na Casa Literíssima, sede da editora responsável pela publicação. A programação é gratuita e aberta a todas as idades.

A obra integra o projeto cultural “Sankofa: sempre em tempo”, que prevê, além dos lançamentos, ações educativas e a circulação do livro em bibliotecas, escolas e entidades públicas, ampliando o acesso de crianças e educadores a narrativas que valorizam a identidade negra.

Este é o segundo livro de Ariele S. Santos, que também assina “Reflexos”, de contos, e marca sua primeira incursão na literatura infantil. Na trama, após saírem de uma festa na comunidade rural onde vivem, as irmãs Zenzele e Aziza se desgarram em meio a uma multidão, e a caçula acaba se perdendo da família. O que parece ser uma tragédia se transforma em uma aventura quando a menina é transportada para uma nova dimensão. Para se reencontrarem no mesmo espaço e tempo, as duas precisarão recorrer ao laço fraterno e às próprias raízes. A narrativa nasce de histórias familiares e das vivências da população negra no Brasil.

A autora conta que a construção da obra levou mais de seis anos, entre adaptações, reescritas e a busca por caminhos de publicação. “Queremos oferecer uma história de aventura que incentive a autonomia, a curiosidade e também eduque, por meio do letramento racial. Para isso, construímos uma narrativa sem vilões, com personagens humanizados, que demonstram a dor e a alegria de modo explícito”, explica a escritora.

Entre os pilares da obra estão o afrofuturismo e a ancestralidade. Mais do que uma estética, o afrofuturismo aparece como um movimento que coloca a negritude no centro da narrativa, combinando fantasia e ficção científica para imaginar futuros em que desafios do mundo real já foram enfrentados. A história dialoga ainda com referências à mitologia dos orixás e a fundamentos de religiões de matriz africana, como o Candomblé, conectando a ficção às origens do povo negro. O volume traz também um “Guia Informativo de Palavras”, com termos de origem africana.

“O livro foi pensado para crianças, mas acredito que será lido também por adultos que ainda mantêm viva sua infância”, acrescenta Ariele.

Colorindo um universo

As ilustrações são assinadas pela artista visual Nara Oliveira. Para dar forma ao universo da história, a ilustradora incorporou elementos da fé, do axé, símbolos e cores vibrantes que dialogam diretamente com a jornada das personagens. Ela conta que o processo foi híbrido entre o analógico e o digital e foram desenvolvidos brushes e paletas cromáticas exclusivas para representar com fidelidade a diversidade de tons de pele, texturas e vestimentas.

“Acredito que a ilustração vem para transbordar a sensibilidade da escrita, trazendo aquele marejado nos olhinhos, assim como o que se vê nos personagens. Busquei algo íntimo, que transmitisse o mesmo calor presente na escrita da Ariele. Foi um processo único para mim enquanto ilustradora, um trabalho como nunca havia feito antes”, relata Nara.

Lançamento na Casa Literíssima

Viabilizado por meio do Edital 07/2024 da Lei Aldir Blanc, o livro teve lançamento prévio em Sete Lagoas, cidade natal da autora e da ilustradora, e agora chega à capital mineira. No evento, o público poderá participar de contação de histórias e brincadeiras para crianças de todas as idades, além de roda de conversa com a autora e a ilustradora. O evento contará ainda com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade.

Após o lançamento, a obra poderá ser adquirida diretamente com a escritora, na Livraria Casa Literíssima, no site da editora e em lojas virtuais.

Mais informações estão disponíveis no perfil oficial do projeto no Instagram: @sankofa.sempreemtempo.

Serviço – Lançamento do livro “Zenzele e Aziza: através do tempo”

Evento gratuito; Classificação livre

Belo Horizonte

  • Quando: 21/02, às 10h30
  • Onde: Casa Literíssima – Av. Dom José Gaspar, 365, Bairro Coração Eucarístico
  • Atividades: contação de histórias; brincadeiras; roda de conversa com as autoras;

Ficha técnica – Zenzele e Aziza: através do tempo

  • Autora: Ariele S. Santos
  • Ilustradora: Nara Oliveira
  • Editora: Literíssima
  • Lei Aldir Blanc – Edital 07/2024
  • Realização: Sankofa: sempre em tempo
Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Carnaval Vila da Serra reúne grandes blocos

A região do Vila da Serra prepara-se para receber...

Carnaval de Sabará celebra tradição em 2026

O Carnaval de Sabará em 2026 terá como tema...

Rachel Reis estreia no Carnaval de BH com bloco

No primeiro raio de sol do sábado de Carnaval,...

Jornalistas portugueses vivenciam Minas

A Embratur e a TAP promovem, até a próxima...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui