Imagine-se saboreando um tacacá do Pará, ao embalo de acordes de um chorinho carioca? Ou degustando um costelão gaúcho ao som de um animado forrozinho? E, que tal experimentar um bolinho de feijoada carioca enquanto aprecia as belezas de danças tradicionais, como o carimbó?
É que neste sábado, dia 10 de agosto, a Faculdade Arnaldo Janssen (UniArnaldo) será o palco de uma experiência única que promete proporcionar uma fusão de culturalidades regionais do Brasil na capital mineira. O Festival Encontros reunirá o melhor da gastronomia e das manifestações tradicionais de quatro estados brasileiros — Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pará e Paraíba — em uma jornada plural, rica e diversa.
A primeira edição do festival, que ocorrerá das 10h às 18h, promete ser uma verdadeira celebração da diversidade cultural e gastronômica do Brasil, conforme explica a produtora cultural e curadora do evento, Raquel Bicalho. “Na prática, o festival ocorrerá em sete edições, sendo a primeira já neste sábado (10). Cada edição será realizada em um mês diferente e, a proposta é de homenagearmos alguns estados brasileiros a cada edição”, informa.
Segundo ela, o evento contará com um ambiente totalmente familiar que estimula a troca de experiências e a valorização das tradições regionais. “Teremos atrações culturais para celebrar o nosso Brasil, dentre eles o encantador Grupo Raízes do Sul com as suas danças cheias de vida e de resgate das raízes gaúchas, assim como também de um belo show do Bossa Trio para entrarmos no clima boêmio da cidade maravilhosa”, detalha.
Para Raquel Bicalho, construir um evento como a proposta do Festival Encontros é uma maneira de celebrar a diversidade, as origens e as histórias de tantas pessoas que vieram de outras regiões do país e que, hoje, fazem da capital mineira uma capital em movimento. “Nossa cidade é viva e celebra a pluralidade que não somente é formada por mineiros, mas por tantas pessoas que deixaram os seus estados para viver aqui”, diz.
“Celebrar esse Brasil plural é essencial para entendermos a riqueza da nossa identidade. Cada estado traz consigo uma história, uma música, um sabor que merece ser compartilhado e apreciado. O Festival Encontros é isso, uma forma de homenagear a diversidade e promover a união entre os brasileiros, mostrando que, apesar das diferenças, temos muito em comum”, conclui.
Quais as receitas típicas terá na 1ª edição do Festival Encontros em BH?
· Pará: tacacá e vatapá paraense;
· Paraíba: tripa frita e buchada de bode;
· Rio de Janeiro: feijoada e bolinho de feijoada;
· Rio Grande do Sul: costelão gaúcho, pão com costela e arroz carreteiro
Para completar a praça de alimentação, o evento ainda terá barraquinhas com várias outras dezenas de quitutes tradicionais como pastéis, batatas recheadas, hambúrgueres e, na parte de bebidas, serviço de bar com chopps, drinks e vinhos especiais.
Como participar do evento?
Para participar da primeira edição do Festival Encontros, em Belo Horizonte, os ingressos avulsos já estão disponíveis na plataforma Sympla, clicando aqui. Os visitantes também podem optar pelo passaporte, que garante acesso a todas as futuras edições do evento, além da oportunidade de degustar porções menores das receitas típicas.
“Quem adquirir o Passaporte dos Sabores terá o acesso a entrada e, com ele, poderá carimbar pratos típicos preparados por chefs renomados. Esse passaporte permitirá um carimbo por estado. E, também durante o evento, teremos ainda espaço kids para as crianças, além de acesso pet friendly para maior conforto das famílias”, conclui.