A Carne de Onça, prato típico de Curitiba, é conhecida por seu sabor encorpado e fácil preparo. Feita com carne bovina magra e temperada com ingredientes frescos e aromáticos, essa iguaria é um verdadeiro ícone da capital paranaense.
Recentemente destacada como uma das melhores carnes cruas do mundo pelo site TasteAtlas, a Carne de Onça é Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba e está em busca do selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esse reconhecimento não só consagrará o prato como tipicamente curitibano, mas também valorizará a cultura local no cenário gastronômico nacional e internacional.
Débora Moreira, integrante da Associação dos Amigos da Onça e sócia-proprietária do Burguer Bar, destaca a importância do selo. “Esse reconhecimento irá fortalecer nossa identidade cultural e preservar a autenticidade da nossa receita, valorizando a cultura curitibana. Além disso, o selo pode impulsionar o turismo gastronômico local”, afirma a empresária.
8º Festival da Carne de Onça
A relevância e importância da Carne de Onça no cenário curitibano é tanta que existe até um festival dedicado a essa iguaria. Enraizada na cultura curitibana, a Carne de Onça tornou-se um símbolo da gastronomia local. O Festival de Carne de Onça de Curitiba, que está em sua 8ª edição, acontece de 17 de setembro a 7 de outubro.
Dados do Sebrae apontam que mais de 200 restaurantes de Curitiba servem Carne de Onça. Dentre esses, 42 estabelecimentos estão participando do festival organizado pela plataforma de gastronomia Curitiba Honesta.
O Burguer Bar, que participa do evento pela sétima vez, destaca-se pela qualidade e respeito à tradição, tendo em vista que o restaurante segue à risca a receita original do prato: carne bovina moída, temperada com sal e pimenta, servida sobre broa de centeio e coberta com cebola branca picada, cebolinha verde e azeite de oliva. Essa atenção aos detalhes garante que cada porção oferecida durante o festival seja uma verdadeira representação da culinária curitibana, proporcionando aos visitantes uma experiência autêntica e saborosa. “É um privilégio participar de um evento tão significativo para a cidade, pois é uma celebração da identidade local e a preservação de nossas tradições”, explica Débora.
Aprenda a fazer a deliciosa receita de Carne de Onça com quem realmente entende do assunto! Anote aí:
Receita da Carne de Onça:
300g de carne bovina patinho moída;
Temperar com sal e pimenta a gosto;
Adicionar 1 cebola bem picada e cebolinha a gosto.
Servir para consumo com broa de centeio, azeite de oliva e mostarda escura.
Ideal fazer o preparo diretamente na broa, adicional a carne, sal e pimenta-do-reino, cebola, cebolete.