Andorinha celebra o Dia Mundial do Atum com receitas

0
115

Andorinha tem um olival próprio, com milhões de oliveiras plantadas no Alentejo, em Portugal. Com quase 100 anos de experiência e credibilidade, a marca produz azeites de forma muito sustentável, garantindo a melhor qualidade e sabor para os seus produtos.

Celebrado no dia 2 de maio, o Dia Mundial do Atum foi instituído pela ONU em 2016 para reforçar a importância do consumo consciente e sustentável do pescado, além de destacar seu valor nutricional. Rico em proteínas, ômega-3, vitaminas e minerais, o atum é um ingrediente versátil que pode ser utilizado em diferentes preparos – dos mais leves e refrescantes aos mais sofisticados.

Assim como o atum, o azeite também é reconhecido por seus benefícios nutricionais e por seu papel em uma alimentação equilibrada. O ingrediente é um aliado para realçar sabores e trazer ainda mais personalidade às receitas do dia a dia. Por isso, em celebração à data, Azeite Andorinha separou três sugestões que mostram toda a versatilidade do atum na cozinha – desde a versão enlatada em conserva até o peixe fresco.

As receitas são: uma combinação de atum com creme de berinjela assada e manjericão; um delicioso carpaccio de atum fresco com manga e uma receita leve e sofisticada de lâminas de atum com limão e anchovas.

Para garantir uma finalização precisa e valorizar cada preparo, as embalagens de vidro da marca contam com o novo bico dosador GIRA, que permite controle total do fluxo do azeite, evitando desperdícios e garantindo o toque final ideal em cada receita.

Confira abaixo as receitas!

ATUM, CREME DE BERINJELA ASSADA E MANJERICÃO

Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes:

  • 30ml de Azeite Andorinha Extra Virgem Orgânico
  • ½ frasco de atum em conserva
  • 2 colheres de sopa de creme de berinjela
  • 1 colher de sopa de tomate em cubos
  • 1 colher de chá de pimenta vermelha assada em cubos
  • 5 folhas de manjericão
  • 10ml de vinagre de vinho branco
  • Pimenta de moinho a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes – exceto o atum e o creme de berinjela – em uma tigela e misture.
  2. No fundo da travessa, coloque o creme de berinjela, sobreponha o atum e a mistura por cima.

CARPACCIO DE ATUM FRESCO COM MANGA

Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes:

  • 80g de atum fresco
  • 30g de mangas cortadas em mini bastonetes
  • 30ml de shoyu
  • Suco de ½ limão siciliano
  • 20ml de vinagre de arroz
  • 20ml de Azeite Andorinha Extra Virgem Vintage
  • Cebolinha a gosto
  • Brotos para decorar

Modo de preparo:

  1. Corte o atum em fatias finas de forma uniforme e reserve.
  2. Corte a manga em bastonetes e reserve.
  3. Em um bowl coloque o shoyu, o suco de limão siciliano, o vinagre de arroz e a pitada de açúcar mascavo, misture tudo e coloque na geladeira.
  4. Em um prato coloque o atum, a manga e por cima o molho obtido, despeje o Azeite Andorinha Extra Virgem Vintage quente e decore com cebolinha e brotos.

LÂMINAS DE ATUM COM LIMÃO E ANCHOVAS

Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes:

  • Azeite Andorinha Extra Virgem em Spray a gosto
  • 1kg de atum fresco fatiado
  • 2 limões degomado
  • 100ml de sumo de limão
  • 20g de anchovas picadas
  • 80g de amêndoa torrada picada
  • Pimenta em pó a gosto
  • Flor de sal a gosto
  • Coentros cortados bem finos

Para o Azeite de coentros:

  • 200ml de Azeite Andorinha Extra Virgem Orgânico
  • 50g de coentros frescos

Modo de preparo:

Azeite de Coentros:

  1. Escalde os coentros durante alguns segundos, escorra-os e os esfrie imediatamente em água com gelo.
  2. Em um recipiente, junte-os com o Azeite Andorinha Extra Virgem Orgânico e misture muito bem até obter uma textura homogênea

Atum:

  1. Limpe o atum, tirando a pele e as espinhas.
  2. Retira-se o lombo de uma lateral e o envolva com papel filme. Reserve, colocando na geladeira.
  3. Lamine o restante do atum finamente. Verifique o lombo do atum na geladeira e quando estiver firme, o disponha em círculos sobrepostos e tempere com Azeite Andorinha Extra Virgem em Spray, o sumo de limão, as anchovas picadas, a amêndoa torrada picada e o azeite de coentros. Por fim, adicione a pimenta, a flor de sal e os coentros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui